segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PNBEPH - Não à Barragem de Fridão!: Por Mondim, rio Tâmega e seus afluentes!

PNBEPH - Não à Barragem de Fridão!
Por Mondim, rio Tâmega e seus afluentes!


Este foi o grupo que em Maio de 2009 deu sentido e objectividade a mais um "Cantar, Contar e Pintar Mondim", o 2º desse título, levado a efeito por iniciativa da Junta de Freguesia de Mondim e desta vez consagrado aos três rios principais que banham terras de Mondim de Basto: Cabril, Olo e Tâmega.

Da importância desses decantados cursos de água que ao longo dos séculos têm sido fonte de economia e riqueza das populações daquele concelho, se ocuparam: Costa Pereira, que dissertou sobre o Cabril; o Dr. José Faria, realçou o Ôlo, e Luis Jalles de Oliveira, destacou o Tâmega. Deste evento os interessados podem ver mais em post de 5 de Maio passado no blog http://aquimentem2.blogs.sapo.pt/ = Ao Sabor do tempo. Isto porque em época de manigâncias políticas quem tenha que lhes fazer frente não pode ficar pasmado.

E é isso mesmo que tem feito e faz o Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega que agora mesmo acaba de acusar o executivo do 1º Ministro de mais uma das suas habituais manigâncias politiqueiras aqui ao "ter recebido cerca de mil milhões de euros em 2008, quando ainda não estava decidido segundo os tramites normais a viabilidade de parte do plano. Este expediente permitiu ao executivo, de forma habilidosa, cumprir os limites estabelecidos pela União Europeia para o défice orçamental". Como exemplo deu a "construção da barragem de Fridão no rio Tâmega, acusando o executivo de já ter recebido cerca de noventa milhões de euros, quando o "Estudo de Impacto Ambiental" (EIA) ainda está em discussão até ao próximo dia 15 de Fevereiro.

Alerta também o deputado Altino Bessa, natural da região de Basto, "para os prejuízos que a construção da Barragem de Fridão, sem os devidos estudos, possam trazer para as populações locais e para o desenvolvimento dos concelhos ribeirinhos". Não vão em manigâncias politiqueiras, conservem a riqueza natural com que foram favorecidos pelo Criador, sabendo aproveitar com engenho e arte as sua potencialidades.

Não à barragem de Fridão, não à manigância dos inimigos do Tâmega e seus afluentes!

José Augusto da Costa Pereira, in Portugal, minha terra - 1 de Fevereiro de 2010.

Sem comentários: