domingo, 7 de fevereiro de 2010

PNBEPH - Rio Tâmega (Amarante): Pressionando o ponto "G" das barragens para o Tâmega

PNBEPH - Rio Tâmega (Amarante)
Pressionando o ponto "G" das barragens para o Tâmega

Não haja dúvida de que estaremos a pressionar o ponto "G" de muitas virgens.

  1. Em 27.11.2009 solicito ao Ministério do Ambiente, o relatório da Comissão Independente que, alegadamente, arrasa o PNBEPH.
  2. Em 3.12.2009 a Ministra dá ordem ao INAG para me facultar o documento.
  3. Em 18. 12. 2009, as Autoridades Portuguesas acham por bem recuar e perguntar à Secretária-Geral da Comissão se se opunha ao fornecimento do relatório.
  4. A dita Comissão opina que as autoridades portuguesas deveriam rejeitar o pedido de acesso. E que tal seria a decisão que adoptaria no caso de o pedido lhe ser dirigido directamente.
  5. Entretanto os fundamentos avançados são que nesta fase da investigação, a divulgação do estudo, cujos elementos constituem a base das discussões entre as autoridades portuguesas e os seus serviços, a sua divulgação poderia prejudicar a protecção dos objectivos de inspecção, inquérito e auditoria.
  6. Enquanto isto, a discussão pública do EIA de Fridão continua a todo o vapor, sem que o público seja senhor de conhecer e levar em conta as reservas suscitadas e a dirimir em discussão bilateral que, prosseguindo ainda, pode até concluir por que todo o PNBEPH deverá ser rejeitado, ou carecer de uma cosmética que absolva os vícios detectados no confronto com a Directiva-Quadro da Água.
  7. Em 4 de Fevereiro (anteontem) enveredo por remeter ao INAG (ver data do Fax) uma petição com vista ao fornecimento dos elementos de segurança que o Presidente da Câmara de Amarante se furtou a obter e divulgar, dando uma justificação evasiva, uns meses decorridos, e mediante pressão de uma queixa formalizada para a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
  8. Ontem (5/02) em plena crise político-financeira, com a questão das alterações à lei das finanças regionais, ao rubro, e no rescaldo de o comissário dos Assuntos Económicos e Monetários a comparar a situação económica da Grécia com a de Portugal e Espanha, o sr. Director do INAG (confrontar a proximidade das datas) vem em socorro das suas hostes, sacando da algibeira que espera que os monos das barragens de "Almourol e Pinhosão ajudem a baixar o défice público". E, assim, com uma mão lava a outra, ao mesmo tempo que prepara a opinião pública para aceitar que o cortejo prossiga a todo o custo e sem espaço para madrigais dos autóctones.
Pensando comer os amarantinos por parvos?!...
Estão agora a captar a relação dos patamares anteriores com o timming do contorcionista do INAG que agora vem a público com uma salada mista de orçamento e barragens?
Até quando esta gente continuará a pensar que pode comer os amarantinos por parvos a ponto de fazerem o frete de debicar num EIA ainda em levedura?!
Ora confirmem com olhos de ler:
"Esta intenção surge num momento em que o Estado Português continua em discussão com Bruxelas sobre o Plano nacional de Barragens, depois de um estudo ter criticado uma série de pontos do programa, a ponto de colocar a possibilidade de o mesmo ser chumbado...
No entanto não há uma decisão formada (?!)...
EDP, Endesa e Iberdrola, que ficaram com as outras oito centrais, encontram-se actualmente em fase de apresentação de documentos relativos aos estudos de impacte ambiental."

Entre comissários locais e uma previsível abalada
Neste frenesim, aparecem os comissários locais, a bombardear a opinião pública com uma série de balelas (ou descaradas petas) como aquela que consta da réplica do Presidente da Câmara no seu jornal "de Amarante (?)" desta semana, referindo-se, com o maior desplante, a um debate sobre "A Segurança das Barragens", ocorrido em Março de 2009, sob sua proposta e organização da CMA, no qual também intervim, e no qual, o único técnico de segurança (de desprotecção Civil) da pirâmide era precisamente o Dr. Armindo, avultando no meio de profissionais do betão e Estruturas, como bem sabe e tantas vezes lhe repeti .
Só que a sua memória já não será o que era, e as suas inverdades que a fiel Comunicação Social multiplica, não resistem ao menor abanão em campo aberto, como quando, no passado mês, na Casa das Artes, abriu o debate com um sério aviso de que naquele ensejo já não seria abordado qualquer aspecto relativo à segurança, (não faltava mesmo mais nada) que, segundo assegurava, já teria sido exaustivamente tratado naquela sessão que terminou com os profissionais do betão e Estruturas a saírem do Salão Nobre, muito desconsoladas, e com o Dr. Armindo a verberar os contestatários .
E assim continua o Dr. Armindo Abreu obstinado em manter, fora do alcance da população, qualquer relance sobre os efeitos catastróficos de uma remota implosão da barragem, exponenciados pela sua dimensão, inédita proximidade e intolerável número de pessoas a colher na área a inundar por uma vertiginosa e avassaladora onda de cheia, elementos que a vasta regulamentação nacional ou Europeia manda determinar com exactidão e transparência, desde a fase de projecto.
Talvez só daqui a algum tempo venhamos a saber o que move o Dr. Armindo, quando se sai recentemente com uma teoria inteiramente disparatada sobre o medo da barragem enquanto uma reacção positiva e natural defesa. Pena que more tão lá no alto e esteja de abalada. Deus lhe perdoe!

Artur Freitas (Amarante) - 6 de Fevereiro de 2010
Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega / Por Amarante, Sem Barragens

P.S. serão estas e mais algumas, as minhas questões a suscitar junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em tempo devido, independentemente de uma eventual acção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello

I just joined this sweet place. I found loads of useful information here. Please accept my little contribution towards community. I would like to share some [url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips]quick weight loss tips[/url]. If you want to know how to lose 10 pounds in a calendar week, you are believably not seeing for a general diet and exercise plan. You can lose weight with a basic diet and exercise plan, However this takes a lot of time doing intense cardio workouts and adhering a strict diet. Here I will draft the perfect steps that I took to lose 10 pounds in just a calendar week.

1. Keep Distance from all deep-fried foods for the week
2. Drink In an 8oz glass of grapefruit with breakfast each day. (this speeds up your metabolism)
3. Take average portions (stop consuming when you are full)
4. Rather than taking 3 large a meals a day, consume 5-6 smaller meals to keep your metabolism up and keep your body burning fat.
5. Do not eat anything after 9pm. Calories do not burn, when you eat so late.
6. Take proper sleep every night. Not having enough sleep has been verified to be a ranking factor to the body putting up excess fat.
7. Utilize a body/colon cleanse for the 7 days. This will get rid of unnecessary fat stored just about the stomach area as well as cleanse your body of harmfull pollutants that cause you store fat and feel tired. Flush away excess pounds around the stomach area that otherwise would be hard to lose.
8. I advice you using Acai Berry Diet Pills. This one is proven to work, and you can get a free trial.
9. For those individuals who need to burn fat quickly, avoid intoxicant.
10[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url] A low GI diet is an brilliant method of loosing weight quickly.

Thanks![url=http://www.weightrapidloss.com].[/url]!