sábado, 10 de abril de 2010

PNBEPH - Barragem de Fridão (Amarante): EDP autorizada a realizar sondagens geológicas






PNBEPH - Barragem Fridão (Amarante)
EDP autorizada a realizar sondagens geológicas

A EDP, vencedora da concessão da barragem de Fridão, próximo de Amarante, foi autorizada a realizar diversas sondagens geológicas na zona escolhida para a construção do empreendimento, nas margens do Rio Tâmega.

Segundo um comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a que a Lusa teve acesso, foi emitido "parecer favorável à realização de trabalhos de prospecção e pesquisa geológicas nos terrenos visados pela construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão, na bacia do Tâmega".

As sondagens serão realizadas em área classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN), razão por que foi requerida a autorização da Comissão de Coordenação Regional.

A CCDR-N acrescenta que as acções autorizadas "têm ainda por objectivo a recolha de dados técnicos necessários à elaboração dos Estudos de Impacte Ambiental".

A autorização, requerida pela EDP-Gestão da Produção de Energia SA, possibilita a realização de sondagens mecânicas e execução de 15 poços e de 30 perfis de investigação geofísica "numa extensão máxima de 120 metros".

"A licença atribuída explicita, neste âmbito, que a empresa fica obrigada a manter as árvores que radiquem na faixa marginal de 10 metros das linhas de água e a realizar sempre acima de 20 centímetros do solo os cortes de arbustos estritamente necessários", lê-se no comunicado.

A CCDR Norte anuncia, também, que condicionou o parecer "à obrigação de reposição [por parte da EDP] dos terrenos nas condições anteriores à realização das sondagens e à imposição de acções de protecção e recuperação dos poços que impeçam a contaminação de águas subterrâneas".


Lusa, in Destak - 14 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: