sábado, 10 de abril de 2010

Notícias - Alto Tâmega: Decisão final sobre barragens conhecida no final da consulta pública








Notícias - Alto Tâmega
Decisão final sobre barragens conhecida no final da consulta pública

A ministra do ambiente, Dulce Pássaro, recebeu ontem (terça-feira), os presidentes dos seis Municípios do Alto Tâmega e Barroso, uma reunião pedida pelos autarcas para contestarem a construção, tal como está prevista, «sem compensações para a região», das barragens da empresa espanhola Iberdrola como explicou Fernando Rodrigues, actual presidente da Associação dos Municípios do Alto Tâmega (Amat).
O presidente da câmara de Chaves, João Batista, referiu que os munícipes não estão contra a construção das barragens, mas sim «contra qualquer alteração de base».
A ministra reafirmou, que a decisão final só será tomada depois da consulta pública até 14 de Abril.
O Estudo de Impacte Ambiental do aproveitamento hidroeléctrico do Alto Tâmega, que incluiu a construção de quatro barragens – Alto Tâmega, em Vidago e Davões (ambas no rio Tâmega) e Gouvães e Padroselos (afluentes.
Dulce Pássaro sublinhou, contudo que o plano nacional de barragens “é uma excelente opção para o país”. Todavia, as câmara do Alto Tâmega pediram uma análise do EIA das albufeiras à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que revela que os impactos são «inúmeros e significativos».
Depois da reunião com a ministra do Ambiente, esta terça-feira (30 de Março), em Lisboa, agora, os autarcas do Alto Tâmega e Barroso querem levar o assunto ao Ministro da Economia.


in Rádio Larouco - 31 de Março de 2010

Sem comentários: