sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIA 1 DE ABRIL – DIA DA MENTIRA: "OS VERDES" ENTREGARAM GALARDÃO À EDP








DIA 1 DE ABRIL – DIA DA MENTIRA
“OS VERDES” ENTREGARAM GALARDÃO À EDP


Galardão "Planeta de Pechisbeque"

O Partido Ecologista “Os Verdes” levou hoje (1/04) a cabo uma “cerimónia” de entrega de um “galardão” à EDP pela maior mentira do ano 2010/Ano Internacional da Biodiversidade, relativa à campanha “Viva a Energia”, que visa promover as barragens, branqueando os seus inúmeros impactes negativos, nomeadamente sobre a biodiversidade.

“Os Verdes” lamentam que a Administração da EDP, avisada antecipadamente, não tenha tido a coragem de vir receber o seu prémio.

Na “cerimónia” de entrega do “Planeta de Pechisbeque” (escultura de um Planeta/Flor o qual tem no eixo do equador uma estrutura amovível que roda à sua volta, com duas máscaras, uma face simpática e a outra de escárnio, representado a estrutura, a mentira e a farsa - foto em anexo), o coro Verde cantou ainda uma canção adaptada à mentira da EDP, cuja letra se anexa, bem como o panfleto distribuído à porta da Sede Nacional da EDP, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.



EDP “PREMIADA” PELA MENTIRA DO ANO 2010 (Panfleto)

O dia 1 de Abril é conhecido pelo dia da mentira. Como tal, “Os Verdes” decidiram instituir um “galardão” para a mentira do ano.

Não faltando pretendentes no nosso país, a EDP foi, no entanto, a entidade escolhida pelo Partido Ecologista “Os Verdes” para receber o “galardão” de 2010/Ano Internacional da Biodiversidade, pela sua Campanha “Viva a Energia”.

Uma Campanha que visa esconder e branquear os numerosos impactes económicos, sociais, patrimoniais e ambientais negativos das barragens, nomeadamente os impactes sobre a biodiversidade e na qual a EDP não olhou a meios para atingir os seus fins. Todos se lembrarão do concerto numa barragem, debaixo de água, transmitido em directo num canal televisivo, do patrocínio de artistas, de emissões de rádio e televisão a elogiar a “beleza dos espelhos de água”, dos numerosos cartazes espalhados pelo país, etc.

Uma Campanha tanto mais escandalosa, pelas avultadas verbas gastas que foram pagas pela factura das famílias portuguesas, na qual os preços de electricidade cobrados são em média 5,3% mais elevados do que os preços médios praticados na União Europeia. Situação que leva perto de 1/3 dos portugueses (segundo um estudo da UE) a não poder aquecer devidamente a sua casa no Inverno.

Contrariamente ao propagandeado pela EDP nesta Campanha, para além dos impactes profundos e inegáveis sobre a biodiversidade, e que ameaçam o nosso futuro, as novas barragens que o Governo pretende autorizar a construção, entre as quais a barragem do Tua e a de Fridão (Rio Tâmega), da responsabilidade da EDP, têm ainda outros impactes gravíssimos, nomeadamente a submersão da centenária e valiosíssima linha do Tua, obra-prima da engenharia portuguesa, único meio de transporte para as populações do Vale do Tua e única ligação com a rede ferroviária nacional do Distrito de Bragança. Também no Tâmega os impactes da barragem de Fridão não são menores, riscos avultados para a cidade de Amarante que fica localizada a jusante e a uma cota de 70 metros inferior à da barragem, centenas de casas de primeira habitação que serão submersas, assim como milhares de pequenos terrenos agrícolas (vinha, floresta e agricultura diversa), que garantem a sobrevivência das populações daquela zona.

Por tudo isto, “Os Verdes” dizem NÃO a estas barragens, e porque consideramos que existem outras soluções para resolver os problemas energéticos do país e para travar as emissões de gases com efeitos de estufa. Soluções que teriam impactes negativos menores para as populações, para o ambiente e para o património, nomeadamente o reforço da potência das barragens actualmente existentes, a implementação de medidas que promovam a eficiência e poupança energética. Em Portugal o desperdício energético atinge perto de 40% da energia eléctrica produzida.

Mas estas medidas não interessam às EDP, Iberdrola e outras empresas hidroeléctricas, cujos lucros chorudos são protegidos pelo Governo e não podem ser “beliscados”.

Enquanto os portugueses “apertam o cinto” para pagar a factura, os lucros da EDP não param de crescer e atingiram 5 mil milhões de euros de lucros nos últimos 5 anos!

Face a toda esta escandalosa situação, junte-se a nós para salvar o Tua e o Tâmega e promover um desenvolvimento sustentável destas regiões e do país.



>> Canção Mentira da EDP <<


Eles querem mais barragens, eles querem mais barragens

Dizem que vão desenvolver, dizem que vão desenvolver

Melhorar o ambiente, melhorar o ambiente

Para bem de toda a gente, para bem de toda a gente


REFRÃO


É mentira, é mentira

É mentira sim senhor

O país não vai lucrar

Só o bolso duns senhores (BIS)


Ai mas que lindas promessas, ai mas que lindas promessas

Que daquelas bocas saem, que daquelas bocas saem

Muito emprego vão criar, muito emprego vão criar

Toda a gente iluminar, toda a gente iluminar


REFRÃO


Dão concertos nas barragens, dão concertos nas barragens

Tudo vira uma miragem, tudo vira uma miragem

Das espécies a proteger, das espécies a proteger

Ao turismo a desenvolver, ao turismo a desenvolver



REFRÃO


Para mais informações poderão contactar para o número 96 281 54 45.

O Partido Ecologista “Os Verdes” (Lisboa) - 1 de Abril de 2010

Sem comentários: