sábado, 10 de abril de 2010

Actualidade - Programa Nacional de Barragens: Os Verdes "premeiam" EDP pela "mentira do ano" (vídeo)





Actualidade - Programa Nacional de Barragens
Os Verdes "premeiam" EDP pela "mentira do ano" (vídeo)


No Dia da Mentira, Os Verdes premiaram a EDP pela "mentira do ano" com a campanha "Viva a Energia", que o partido acusa de "branquear os numerosos impactes negativos das barragens".

O Partido Ecologista Os Verdes "premiou" hoje a EDP pela "mentira do ano" com a campanha "Viva a Energia", que o partido acusa de "esconder e branquear os numerosos impactes negativos das barragens".

No Dia da Mentira e no Ano Internacional da Biodiversidade, em frente da sede da EDP, em Lisboa, cerca de duas dezenas de elementos do PEV cantaram a "Canção da Mentira da EDP", com música de uma canção tradicional portuguesa.

No final, entregaram na EDP o "galardão" "Planeta de Pechisbeque".

Em causa está a campanha "Viva Energia", que Os Verdes acusam de ocultar os impactes económicos, sociais, patrimoniais e ambientais negativos das barragens, nomeadamente os impactes sobre a biodiversidade.

"As novas barragens que o Governo pretende autorizar, entre as quais a barragem do Tua e a de Fridão, da responsabilidade da EDP, têm ainda outros impactes gravíssimos", realçava o texto entregue a quem passava no Marquês de Pombal, à porta da sede da empresa.

Os Verdes dizem não às barragens

Como exemplo, Os Verdes referem a submersão da "centenária e valiosíssima linha do Tua, obra-prima da engenharia portuguesa, único meio de transporte para as populações do Vale do Tua e única ligação com a rede ferroviária nacional do distrito de Bragança".

Quanto às barragens no Tâmega, Manuela Cunha, da direção nacional do PEV, disse que "destruirão a qualidade da água e a vida no rio, além de destruírem muitos hectares de vinha, de propriedades agrícolas e de centenas de habitações que vão ficar submersas".

Por isso, Os Verdes dizem "não" a estas barragens e defendem outras soluções, como "o reforço da potência das barragens que já existem e a implementação de medidas que promovam a eficiência e poupança energética".

"Em Portugal, o desperdício energético atinge perto de 40% da energia elétrica produzida", sublinham.

Os Verdes criticam ainda a campanha "pelas avultadas verbas gastas, que foram pagas pela fatura das famílias portuguesas".


Lusa, in Expresso - 1 de Abril de 2010

Sem comentários: