terça-feira, 2 de março de 2010

PNBEPH - Rio Tâmega: Quercus alerta que os prejuízos da construção da Barragem de Fridão são superiores aos benefícios





PNBEPH - Rio Tâmega
QUERCUS ALERTA QUE OS PREJUÍZOS DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE FRIDÃO SÃO SUPERIORES AOS BENEFÍCIOS



Os ambientalistas da Associação Nacional de Conservação da Natureza já agendaram a Manifestação contra as 5 barragens na bacia do rio Tâmega e exigem renúncia da construção da Barragem de Fridão.

A Manifestação + BARRAGENS? NÃO!” organizada pela Quercus para o Sábado, 13 de Março, em Amarante, visa movimentar a população e sensibilizar para os prejuízos futuros se a construção da Barragem de Fridão, e das restantes 4 barragens forem em frente.


Ricardo Marques, Presidente do Núcleo Regional do Porto – Quercus, esclarece que a Manifestação agendada pretende também dar a conhecer ao Governo que a opção da construção da barragem não é a mais racional em relação aos objectivos de produção de electricidade, visto que os prejuízos ultrapassam os benefícios, e em relação às alternativas que conseguiriam cumprir os objectivos.

Melissa Shinn, da Direcção Nacional da Quercus, afirma que “a barragem não tem sentido em termos de todo o balanço custo/benefício de área ambiental e de área socioeconómica”, acrescentando ainda que na área ambiental muitos aspectos em termos de biodiversidade vão ser destruídos e existirão muitos impactos a nível de actividades desportivas e turísticas em Amarante; por outro lado, Shinn diz ainda que os benefícios que resultariam da construção não vão ser assim tantos como se esperam.

Mónica de Freitas (Estagiária Colégio de S. Gonçalo), in @marante.jornal - 02 de Março de 2010

Sem comentários: