quinta-feira, 4 de março de 2010

PNBEPH - AMARANTE (Rio Tâmega): Manifestação contra a barragem de Fridão realiza-se dia 13





PNBEPH - AMARANTE (Rio Tâmega)
Manifestação contra a barragem de Fridão realiza-se dia 13


O “Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega” anunciou que está a organizar para 13 de Março, em Amarante, uma manifestação contra a construção da barragem de Fridão.

A manifestação vai realizar-se na ponte de Amarante, sob o mote “Pelo direito à vida no vale do Tâmega”.

O movimento justifica esta decisão como uma reação “à brutal acção política mercenária, do Governo contra o Tâmega e as suas populações, contida no Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico”.

Sustenta ainda o que considera ser a “manifesta incapacidade reconhecida nos órgãos do poder local (câmaras e assembleias municipais) para se oporem a tal investida insustentável”.

A barragem de Fridão é uma das 10 que constam do Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico, afectando território dos concelhos de Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto.

A discussão pública do Estudo de Impacte Ambiental da Barragem de Fridão terminou 15 de Fevereiro.

O movimento insiste que nos concelhos que poderão ser afectados pela barragem “as populações anteveem e sabem os malefícios que advirão com a perda dos rios Tâmega e os seus afluentes: Olo, Beça e Louredo.

Degradação da qualidade da água e dos ecossistemas ribeirinhos, extinção de espaços naturais, submersão de peças classificadas e o perigo associado à demasiada proximidade da cidade de Amarante são os aspetos que consideram negativos quanto à eventual construção da barragem.

Os três concelhos de Basto apresentaram um pacote de sete exigências e medidas compensatórias pelos “fortes prejuízos locais”, sem as quais - garantem os respetivos autarcas - opor-se-ão à construção da barragem de Fridão.

A Câmara de Amarante aprovou por unanimidade uma moção em que se opõe à barragem, invocando os fortes impactes negativos que terá no concelho.

in Marão online, Blog da Rádio NFM - 3 de Março de 2010

Sem comentários: