segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

IBERDROLA apresenta na FEUP programa hidroeléctrico para o Tâmega







FEUP - Dia 3 de Fevereiro 2009, pelas 10h00
IBERDROLA apresenta programa hidroeléctrico do Tâmega

No próximo dia 3 de Fevereiro de 2009, às 10 horas, na sala B032, a FEUP irá acolher uma sessão de divulgação promovida pela IBERDROLA com o objectivo de dar a conhecer à comunidade científica da Universidade do Porto as linhas mestras e as principais características do programa dos quatro aproveitamentos hidroeléctricos no rio Tâmega (Alto Tâmega/Vidago, Padroselos, Gouvães e Daivões), assim como o respectivo Estudo de Impacto Ambiental e anteprojecto.

Nesta sessão, cuja abertura ficará a cargo do Reitor da U. Porto, Prof. José Marques dos Santos, estarão presentes os seguintes responsáveis da IBERDROLA:

Dr. Joaquim Pina Moura
Presidente do Conselho de Administração da Iberdrola Portugal

Prof. Fernando Pacheco
Administrador executivo da Iberdrola Portugal

Eng.º Baldomero Navalon
Director de Negócio Hídrico da Iberdrola Generación

Eng.º Enrique Sola
Director de Produção Hídrica da Iberdrola Generación

Recorde-se que o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH) é um programa nacional lançado pelo Governo para a construção e exploração de aproveitamentos hidroeléctricos. Este Programa está em fase de implementação, tendo já sido efectuada a avaliação ambiental estratégica e lançados e concluídos os concursos públicos para selecção das entidades que construirão e explorarão os dez aproveitamentos hidroeléctricos que dão corpo ao PNBEPH.

Tratando-se de investimentos estruturantes, com relevância energética, ambiental e económica e com impactos sociais importantes a nível local - designadamente ao nível da promoção da actividade económica e do emprego -, estes temas revestem-se de elevado interesse não só junto da população, empresas e organizações não governamentais, e particularmente junto da Comunidade científica e académica.

in FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) - Fevereiro de 2009

Sem comentários: