terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mensagem de apoio à «Causa» do Tâmega na blogosfera

Apoio à «Causa» do Tâmega

Barragens da Região, Atenção!


Há umas duas semanas, recebi um email que vou pôr a seguir, uma coisa sobre as barragens que vão ser construídas na região. 

Fiquei admirado de alguém ligar alguma coisa a dois posts que escrevi, meio a brincar, neste blogue de merda, que não tem crédito nenhum. 

Ainda não me preocupei em divulgar a coisa porque acho que o pessoal já vai muito atrasado, as barragens já estão a começar a ser construídas, os terrenos já foram expropriados, etc. 

O que é uma grande pena. De qualquer maneira, digo um obrigado ao pessoal que citou os tais posts do bloguex, algures por aqui

Aqui vai o email:

Estimado Senhor,

Tomámos conhecimento da posição assumida no blogue «bloguex» sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico, em texto datado de 14 de Dezembro de 2007 (Barragem No Beça).

Daí, esta mensagem serve para informar que o «Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega», colocou online a petição «Anti-Barragem», onde se podem inteirar, por completo, do que está em causa a propósito do rio Tâmega e das consequências que as barragens hidroeléctricas arrastam para a região.

O texto abaixo serve divulgar o abominável atentado que está a ser levado a cabo na Bacia e no Vale do Tâmega. 

Ele pode e deve ser usado para ser enviado a todos os endereços que possuam em mailing, apelando à solidariedade de cada um, a fim de, de cada por si, subscrever a petição e proceder ao envio para os seus contactos pessoais, e assim sucessivamente para mais ampla divulgação desta «Causa».

Com os melhores cumprimentos,

Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega

Em face da brutal acção política do Governo contra o Tâmega/Olo e as suas populações, contida no «Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico», e da manifesta incapacidade reconhecida nos órgãos do poder local (câmaras e assembleias municipais) se oporem a tal investida, um grupo alargado de cidadãos dos concelhos de Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto, tomaram em mãos a iniciativa de agir contra a acção vil e mercenária de alienar os caudais dos rios Tâmega e Olo às eléctricas ibéricas EDP, S.A. e IBERDROLA, S.A., visando obstar que as populações do Baixo Tâmega se vejam espoliadas de um dos bens naturais mais preciosos da nossa região.


Deste modo, foi criado o «Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega», o qual tem as suas bases programáticas para esta acção expostas em «Manifesto» próprio, o qual pode ser consultado em
http://cidadaniaparaodesenvolvimentonotamega.blogspot.com/,de onde é possível aceder à «Petição Anti-Barragem - Salvar o Tâmega e a vida no Olo» colocada em http://www.petitiononline.com/PABA/petition.html.


Agradecemos que faça passar esta tomada de posição pública pelos seus amigos, de modo a dar ampla expressão e conhecimento desta justa reivindicação local e regional, que não deixa de ser também nacional.

Com os melhores cumprimentos,

in Bloguex - 3 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: