quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Debate - A Barragem de Fridão e o Desenvolvimento de Terras de Basto


Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promove debate
«A Barragem de Fridão e o Desenvolvimento das Terras de Basto»

25ª sessão do Ciclo de Conferências «Políticas de Futuro»

Integrada no âmbito do Ciclo de Conferências «Políticas de Futuro», realiza-se amanhã, dia 13 de Fevereiro, pelas 21h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, a 25.ª sessão, desta feita subordinada ao tema «A Barragem de Fridão e o Desenvolvimento das Terras de Basto».

Uma iniciativa que tem como orador convidado o Dr. António Pacheco Castro, administrador da EDP-Produção, que aqui se desloca para falar sobre a Barragem de Fridão a construir no Rio Tâmega, próximo da cidade de Amarante, bem como o seu impacto no desenvolvimento das Terras de Basto.

Recorde-se que este empreendimento, a levar a cabo pela EDP Produção até 2016, terá uma potencial nominal na rede de 250 mega watts e produzirá energia superior às necessidades da população dos concelhos de Amarante, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Ribeira de Pena. 

De referir ainda, que a albufeira da barragem de Padroselos, no rio Beça, irá atingir território da freguesia de Gondiães, enquanto que a albufeira de Daivões, no rio Tâmega atingirá territórios das freguesias de Cavez e de Vilar de Cunhas, neste concelho.

Um projecto que faz parte do Complexo Hidroeléctrico do Alto Tâmega, onde se prevê a construção de quatro novas barragens – Gouvães, no rio Louredo; Padroselos, no Rio Beça; Alto Tâmega e Daivões, no Rio Tâmega - a executar entre 2012 e 2018, que completam o desenvolvimento hidroeléctrico da Bacia do Douro. 

Calcula-se que as quatro barragens venham a produzir cerca de 2.000 giga watts hora ao ano, o que representa cerca de três por cento do consumo eléctrico nacional, respondendo às necessidades de consumo anual de aproximadamente um milhão de pessoas.

As quatro barragens fazem parte do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico, que prevê também, a construção de mais seis barragens, cuja construção contribuirá para reduzir substancialmente a dependência energética do país, para além de contribuirem decisivamente para a redução de emissão de CO2 para a atmosfera.

A construção da «Barragem de Fridão e o desenvolvimento das Terras de Basto», é um tema tão pertinente como actual, que está a suscitar o interesse não só dos Cabeceirenses em particular, como dos habitantes da região de Basto em geral.

De referir ainda que este Ciclo de Conferências, tem como objectivo informar, formar e sensibilizar a população para temas tão diversificados como ambiente, turismo, saúde, emprego, entre outros, apresentando-se também como um espaço mensal de debate e partilha de conhecimentos.

in Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto - 12 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: