segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tâmega - Vila Pouca de Aguiar: Deputados aguiarenses exigem “anulação” do estudo das barragens







Tâmega - Vila Pouca de Aguiar
Deputados aguiarenses exigem “anulação” do estudo das barragens


Os diferentes grupos parlamentares representados na Assembleia Municipal apresentaram e sufragaram por unanimidade uma moção para manifestar a “total discordância” sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) relativo à construção das barragens e...

...“exigir a anulação deste estudo e a realização de um outro mais rigoroso e concreto”. Com base na moção, o EIA promovido pela empresa Iberdrola possui lacunas graves e omissões” e não contabiliza parte dos custos na construção de barragens em que o concelho aguiarense “é afectado muito negativamente com a construção das barragens de Gouvães, Alto Tâmega (Vidago) e, em menor grau, Daivões”.

Os impactos negativos prendem-se com “alterações microclimáticas, degradação de qualidade de águas superficiais, redução do potencial de biodiversidade, alteração profunda da paisagem, submersão de explorações agrícolas e de património histórico”, e outros impactos não previstos para as populações locais como o turismo.

Os 39 deputados na Assembleia Municipal defenderam que o novo estudo a realizar tem de avaliar todas as consequências” e assumir “todos os compromissos de compensações” de modo a que fiquem salvaguardados os “interesses do nosso concelho” e em especial das populações directamente afectadas pelos projectos. Os representantes aguiarenses vão fazer chegar este descontentamento à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao Ministério do Ambiente e aos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República.


Câmara Municipal de V. P. Aguiar, in Notícias de Vila Real (edição Nº 373) - 3 de Maio de 2010

Sem comentários: