segunda-feira, 10 de maio de 2010

EDP tem 305 milhões de excedente tarifário a devolver aos consumidores






Energia e Negócios
EDP tem 305 milhões de excedente tarifário a devolver aos consumidores

A EDP tem um excedente tarifário de 305 milhões de euros para devolver aos consumidores portugueses na próxima actualização de preços no mercado regulado de electricidade. Na prática, todavia, a revisão tarifária para 2011 dificilmente poderá baixar o preço da electricidade, já que há défice de anos anteriores por pagar (serão 1,9 mil milhões no final deste ano).

A EDP tem um excedente tarifário de 305 milhões de euros para devolver aos consumidores portugueses na próxima actualização de preços no mercado regulado de electricidade.

Na prática, todavia, a revisão tarifária para 2011 dificilmente poderá baixar o preço da electricidade, já que há défice de anos anteriores por pagar (serão 1,9 mil milhões no final deste ano).

O balanço do primeiro trimestre da EDP reconhece 305 milhões de desvio tarifário positivo (criado quando os custos reais da compra de electricidade pela EDP ficam abaixo dos previstos pelo regulador, gerando uma margem acima da permitida). Em Dezembro, o excedente era mais alto: 509 milhões de euros.

Este desvio, a devolver aos consumidores através das tarifas, emagreceu entretanto porque no primeiro trimestre a EDP "abateu" 127 milhões de défice antigo e 80 milhões de desvio gerado em 2010.


Miguel Prado (miguelprado@negocios.pt), in Negócios online - 10 de Maio de 2010

Sem comentários: