domingo, 25 de julho de 2010

TÂMEGA - BARRAGEM DE FRIDÃO: Fridão: impugnar declaração de impacte ambiental









TÂMEGA - BARRAGEM DE FRIDÃO

Fridão: impugnar declaração de impacte ambiental


Movimento dá entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel uma acção popular administrativa

O Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega anunciou este domingo ter dado entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel uma acção popular administrativa, que visa anular a declaração de impacte ambiental da barragem de Fridão, em Amarante.

Em comunicado enviado à Lusa, o movimento refere que esta acção deu entrada na sexta-feira, pelas 15:00, e que tem por objectivo «a anulação da viciada declaração de impacte ambiental da famigerada barragem de Fridão».

«Renovam-se as esperanças para o Tâmega, pela acção consciente voluntariosa e inabalável dos cidadãos», acrescenta o movimento.

O Ministério do Ambiente emitiu dia 30 de Abril a declaração de impacte ambiental condicionada à cota mais baixa da barragem do Fridão.

A barragem a ser construída pela EDP no rio Tâmega, representando um investimento de 242 milhões de euros, está inserida no plano nacional com elevado potencial hidroelétrico.

O movimento diz ainda que a autora da acção popular administrativa é a Associação Cívica Pró-Tâmega.

O movimento já tinha anunciado em Junho que iria seguir a via judicial para impugnar esta declaração de impacte ambiental.


in TVI24 - 25 de Julho de 2010

Sem comentários: