Cascata do Tâmega - Barragens
«O cheiro já é horrível nas margens do Tâmega»
De facto, no caso da triste “sequência”/“cascata” de barragens prevista para a bacia do rio Tâmega, o que se está a querer represar não é água, não é de todo água, são esgotos! :-(
Esgotos industriais e esgotos domésticos.
Em Amarante, metade dos esgotos desagua directamente no rio, sem tratamento. E, nalguns concelhos a montante, a situação ainda consegue ser pior…
Há vinte anos, foi desactivada a Linha Ferroviária do Tâmega. E eu, embora ciente disso, nem trouxe aqui a hipótese de reactivação desta linha… Para quê? Para transportar passageiros, cada um deles com a sua máscara de oxigénio???
O cheiro já é horrível nas margens do Tâmega, em muitos pontos do percurso onde outrora passava o comboio…
Com a construção das barragens, a qualidade da água ainda atingirá piores patamares de poluição, o cheiro será intolerável, o ar será irrespirável…
Não é possível falar em comboios turísticos perante este cenário, não bastará não construir as várias barragens, seria preciso que se investisse fortemente no tratamento das águas residuais e nas redes de saneamento básico… :-(
Recomendo o vídeo inserido atrás, intitulado “Destroços do rio Tâmega em Agosto de 2009”, e ainda estes dois (“clicar” no título para abrir):
BIOSFERA (RTP2) - Rio Tâmega em Amarante 2009! - Afinal em que ficamos? (som e imagem muito deficientes… mas vale a pena ver)
Linha do Tâmega: 20 anos sem comboio
Madalena F. C. A. Homem Cardoso, in Limpar Portugal (Forum) - 15 de Julho de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário