sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ambiente - Rio Tâmega: Amarante: Movimento de cidadãos alerta para descargas de efluentes no Tâmega









Ambiente - Rio Tâmega
Amarante: Movimento de cidadãos alerta para descargas de efluentes no Tâmega

O movimento Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega alertou hoje, em comunicado, para “descargas ilegais” de efluentes, alegadamente ocorridas nos últimos dias neste curso de água, a montante de Amarante.

“São situações deploráveis. Alguns estão a prejudicar os recursos naturais que são de todos, perante a displicência das autoridades locais e regionais”, disse Emanuel Queirós, daquele movimento de cidadãos.

Emanuel Queirós diz que ontem eram visíveis na água manchas e espuma na zona do Borralheiro, a cerca de quatro quilómetros de Amarante, atribuindo a situação a descargas ilegais de efluentes de explorações agropecuárias, que não identificou.

“Esta é uma situação do terceiro mundo”, lamentou, considerando que o rio está votado “ao total desprezo das autoridades”.

O activista garante que esta situação não é nova e lembra que recentemente terão sido realizadas descargas de efluentes no curso do rio que atravessa a cidade, com origem na rede de saneamento. Essas descargas, acrescentou, “foram visíveis junto ao açude da Feitoria e poderão ter sido provocadas por problemas num colector de esgotos da Ribeira do Fontão”.



A Lusa contactou a GNR e a Câmara de Amarante, mas ambas as entidades alegaram desconhecer a situação.

O comandante da força policial, capitão Babo Nogueira, e o vereador do Ambiente, Carlos Pereira, disseram que vão averiguar a situação.

, in Público - 3

Sem comentários: