quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Destaque - MAIS UM ATENTADO ECOLÓGICO: DESCARGAS POLUENTES NO RIO TÂMEGA CONTINUAM IMPUNES








Destaque - MAIS UM ATENTADO ECOLÓGICO
DESCARGAS POLUENTES NO RIO TÂMEGA CONTINUAM IMPUNES
.
Na zona de Vila Chã/Gatão (foto) o rio apresenta o aspecto típico do efeito produzido por descargas ilegais feitas no seu leito, como habitualmente acontece nesta época do ano.

A falta de água, resultado de um Verão tórrido e seco, já era motivo suficiente para que o cuidado com o frágil rio fosse absoluto. 


Como se isto não bastasse, assistimos a um espectáculo degradante de poluição nitidamente propositada de pessoas, cuja punição e apuramento de responsabilidades, raramente acontece.

Já na sexta-feira passada alguns populares ter-se-ão apercebido que o rio Tâmega apresentava uma coloração diferente. 


No passado domingo a deposição de espuma de coloração branca, manchada de castanho à superfície era bem visível. Hoje, quinta-feira, voltou a acontecer com mais gravidade (ver fotos anexas).

É certo e sabido que certo tipo de explorações são responsáveis por estes actos criminosos que visam apenas o seu próprio lucro económico, quando deveriam possuir meios próprios que permitissem desactivar substâncias activas cuja poluição é por demais conhecida e que se torna evidente aquando das descargas para o indefeso rio.


Caberá às autoridades locais a fiscalização destes negócios, muitas vezes clandestinos, cuja laboração não colocamos em causa mas sim os maléficos atentados ecológicos, fruto de uma falta de respeito imperdoável pelo meio ambiente.






Delfim Carvalho / Ismael Coelho (Fotos), in @marante.jornal - 02 de Setembro de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto está infelizmente muito mais a saque do que pode parecer à primeira vista.
O caso presente configura sem dúvida um crime ambiental e como tal deve ser comunicado a quem de direito, caso ainda não tenha sido feito.

Luís van Zeller
Pró-Tâmega