sábado, 4 de setembro de 2010

Amarante - Descarga poluente rio Tâmega








Amarante
Descarga poluente rio Tâmega




O Bloco de Esquerda anunciou que vai questionar o Ministério do Ambiente sobre uma nova descarga poluente de que terá sido alvo o rio Tâmega denunciada pelo Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega (MCDT).

A descarga, segundo fonte do Movimento foi, aonteontem, detectada a cerca de cinco quilómetros a montante da cidade, na margem direita do rio, em Gatão.

“Tudo indica tratarem-se produtos químicos cujos vestígios se estendiam mais acima a Fridão”, explicou, Emanuel Queirós do MCDT. O responsável admitiu que ainda possa ser formulada uma queixa formal às autoridades, mas que até agora não foi feito devido ao período de férias da maioria dos activistas das organizações a que pertence.

Em face da situação agora conhecida, o Bloco de Esquerda pergunta ao Ministério “se tem conhecimento das descargas ilegais”, “se confirma descargas de esgotos não tratados” “qual a sua causa”, “quais as medidas vai adoptar e que planos tem para proceder à requalificação do rio Tâmega, um dos mais poluídos do país”.


António Orlando, in Rádio Clube Penafiel - 4 de Setembro de 2010

Sem comentários: