quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Amarante - Rio Tâmega: Nova ETAR vai acabar com mau cheiro na cidade




Amarante - Rio Tâmega
Nova ETAR vai acabar com mau cheiro na cidade



A estação de tratamento de esgotos de Amarante, junto ao rio Tâmega, por vezes geradora de mau cheiro na cidade, vai ser desactivada dentro de dois anos, revelou o vereador do Ambiente, Carlos Pereira. 

O equipamento vai ser substituído por outro de maior capacidade cuja construção começou esta semana na freguesia de Vila Caiz, a cerca de oito quilómetros a jusante da cidade.

A nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Vila Caiz, que vai custar nove milhões de euros, terá capacidade para tratar efluentes de 50 mil pessoas, incluindo de algumas freguesias do concelho de Celorico de Basto.

A actual ETAR, inaugurada em 1999, serve quase 20 mil habitantes, estando há vários anos no limite da sua capacidade e muito longe de corresponder às necessidades de um concelho com cerca de 60 mil pessoas.

A proximidade face à área urbana de Amarante acaba também por gerar desconforto entre os habitantes e os turistas que acorrem ao centro histórico, sobretudo quando estes são confrontados com os maus cheiros, nomeadamente no período do Verão.

Os sucessivos melhoramentos introduzidos no equipamento têm aumentado a sua capacidade e diminuído os odores, mas nos períodos de maior fluxo de efluentes a ETAR revela dificuldades, como reconhecem Carlos Pereira e a empresa concessionária do serviço saneamento no concelho – Águas do Noroeste.

Paulo Queirós, técnico desta empresa, disse ontem que, “apesar de estarem a ser cumpridos os parâmetros de descarga”, só com a construção da nova estação de tratamento será possível resolver definitivamente o problema.


in Jornal de Notícias, N.º 99, Ano 123 (p. 21) - 8 de Setembro de 2010

Sem comentários: