segunda-feira, 25 de novembro de 2019

IBERDROLA - BARRAGEM DE DAIVÕES: Construção de barragens no Tâmega obriga famílias a deixar para trás casas de uma vida








IBERDROLA - BARRAGEM DE DAIVÕES

Construção de barragens no Tâmega obriga famílias a deixar para trás casas de uma vida

Alguns terão de se mudar para contentores.


No Investigação CM desta segunda-feira vamos conhecer as vidas de famílias obrigadas a saírem das casas pela construção de três barragens no Rio Tâmega.

Só em Ribeira de Pena, 43 casas vão ser engolidas pela água e uma aldeia do concelho, Ribeira de Baixo, vai mesmo desaparecer do mapa.


Os moradores têm  de abandonar os locais onde viveram toda a vida e onde esperavam morrer. Algumas famílias vão mesmo ter de ir para contentores.

Em Ribeira de Baixo, as famílias estão a ser forçadas a deixarem o local. Alguns dos moradores já abandonaram as casas por terem chegado a acordo com a empresa elétrica, responsável pela construção das três barragens, outros vão ficar até ao último dia, na primeira semana de janeiro.

Sem terem casa nova, alguns terão mesmo de ir viver para contentores. 

Na Barragem de Daivões, uma das três que está a ser construída nos concelhos de Boticas, Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, as construções têm impacto em 52 casas, 43 das quais situadas na aldeia de Ribeira de Pena.

Várias famílias têm agora deixar a casa onde viveram toda uma vida e onde criaram os filhos. Para trás deixam as recordações.

Nelson Rodrigues, in CMTV - 25 de Novembro de 2019

Sem comentários: