RIO TÂMEGA - MONDIM DE BASTO
Encontro de Amigos do Tâmega
No próximo dia 25 de Outubro (sexta-feira) farão 11 anos (2008-2019) sobre a aprovação do Manifesto Anti-Barragem «Salvar o Tâmega e a Vida no Olo» com que encetamos a luta contra a artificialização do rio Tâmega e a implosão das excepcionais condições naturais do vale a montante da cidade de Amarante.
De modo informal, unidos na ideia de um Tâmega livre de barragens, levantamos uma luta, de Amarante a Vidago (Chaves), levando o esclarecimento disponível aos nossos concidadãos ribeirinhos e serranos de Ermelo (Mondim de Basto), com o proveito imediato de os promotores e agentes do PNBEPH haverem declinado do transvase do rio Olo.
Sem a capa protectora de nenhuma ordem de poderes fátuos que não fosse o conhecimento da falácia com que foi impingido ao país o Programa Nacional de Barragens (PNBEPH), prosseguimos ampliando a luta, ganhando novas vozes, reforçando a causa e o reconhecimento do seu justo empreendimento no Tâmega.
A decisão, em Abril deste ano (2019), de não se construir a barragem em Fridão constitui, por fim, um marco assinalável da causa que todos empreendemos e que partilhamos sem reservas.
A circunstância presente e os factos que para ela contribuem são de reconhecida notoriedade local e regional, que, por si, justifica um reencontro alargado em homenagem ao Tâmega que a todos une.
Sintonizados nos valores de uma causa que ressoa no Vale do Tâmega como um gesto de cidadania consequente, o Movimento vai realizar um encontro comemorativo no próximo dia 25 de Outubro (sexta-feira), pelas 20H00, na vila de Mondim de Basto.
Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega - 3 de Setembro de 2019
Sem comentários:
Enviar um comentário