terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PNBEPH - Barragens no Tâmega: A Voz aos Pescadores de Trutas no Tâmega e afluentes

PNBEPH - Barragens no Tâmega
A Voz aos Pescadores de Trutas no Tâmega e afluentes 


Na sequência da política de redução da dependência energética do nosso país, o actual governo decidiu realizar um mega investimento em barragens na zona do Alto Tâmega. 

A decisão foi tomada, mesmo tendo em conta o grande impacto negativo que o investimento irá ter sobre a flora e fauna única da região, nomeadamente os rios truteiros e as populações de trutas indígenas. 

Neste âmbito, há a realçar a ambição desmedida do projecto, que numa fase inicial chegava a incluir o desvio do curso do rio Olo (mítico rio truteiro) antes das fisgas de Ermelo, ou seja a destruição de uma das maiores preciosidades naturais do Parque Natural do Alvão. Felizmente, alguém teve o mínimo de bom senso de deixar cair esta ideia. 

Neste momento, o que é real e inevitável, é a perda de um bom número de rios e ribeiras com características únicas para trutas indígenas e que atraiam inúmeros pescadores para esta área. Dentre alguns, temos a destacar o Beça, o Tâmega, a Ribeiro de Gondiães, a Ribeira de Covas, etc. 

Num país com pouca área disponível e numa era de aquecimento global, apraz registar que é possível existir meia dúzia que se dedicam a inundar grandes porções de terra em nome de politicas e ideais bastante duvidosos. 

Por contrapartida, os interesses económicos são claros e todos sabemos quem ganha com isto! 

Nós os pescadores de trutas, só temos a perder! 

Ficam para a posteridade as memórias de grandes pescarias no Beça e nas ribeiras da zona!!

in Trutas.pt - 29 de Dezembro de 2009

Sem comentários: