sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tese de Mestrado em Engenharia Civil (IST): Os efeitos das grandes barragens no desenvolvimento socioeconómico local







Tese de Mestrado em Engenharia Civil (IST)
Os efeitos das grandes barragens no desenvolvimento socioeconómico local


Resumo

A construção de barragens é uma arte antiga, inicialmente visando o armazenamento de água e irrigação, sendo recentemente introduzida a possibilidade de produção de energia eléctrica. 

Um projecto destas características altera o meio onde se integra, em diversos campos. 

O presente trabalho aborda os impactes socioeconómicos provocados por uma barragem na sua área de implantação e a forma como estes impactes são frequentemente sobrestimados pelos promotores deste tipo de projecto. 

São seleccionadas três grandes barragens nacionais como casos de estudo, para avaliar a sua evolução socioeconómica desde a sua construção, através da recolha de um determinado número de indicadores. 

A informação recolhida mostra uma redução da população nos concelhos situados na área de influência das barragens analisadas. 

A situação de envelhecimento evoluiu para grave em 2001, com forte repulsão da população potencialmente activa, em simultâneo com o aumento do desemprego em grande parte dos municípios, devido à redução das actividades do sector primário em prol do terciário, que exige maior qualificação. 

A forte diminuição observada nas actividades agrícolas e o baixo aumento no sector secundário indicam que uma maior electrificação das áreas de intervenção, e uma maior disponibilidade de água para irrigação, não se materializaram nestes dois sectores. 

Estes resultados são comparados com os impactes previstos nos Estudos de Impacte Ambiental mais recentes, postos em causa pelos poucos fundamentos sólidos que apresentam e pelos resultados obtidos no presente trabalho. 

Assim, a informação recolhida neste trabalho indica que uma grande barragem não proporciona desenvolvimento socioeconómico local na região onde é implementada.

João Miguel Nunes Baptista Cima de Velosa, in Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico) - Outubro de 2009

Sem comentários: