sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Repórter TVI - Máfia Lusitana







Repórter TVI - Máfia Lusitana

Todos os dias, por esse país fora, são depositadas ilegalmente centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos, situados em plena natureza (incluindo em reservas ecológicas nacionais e demais espaços naturais).
A TVI descobriu sete aterros ilegais, mas haverá muitos mais. O esquema, em alguns casos, já dura há 4 ou 5 anos, mas, aparentemente, ninguém deu por nada. E não é por haver também descarregamentos de noite. O segredo é a alma do crime.
A Ecomáfia Lusitana recorre a uma vasta teia de cumplicidades e de interesses: grandes industriais e municípios que concedem lucrativos mercados a firmas que não têm capacidade para gerir esses resíduos e empresas de camionagem que participam no esquema. Como se não bastasse, as autoridades pouco ou nada fazem.
Os malfeitores não poluem apenas os solos e as águas. As análises dos resíduos revelam a existência de compostos que provocam cianose, mutações genéticas profundas, alteração do sistema reprodutor, malformações graves, cancro. E, em alguns casos, a morte.
Onde há urgência há quase sempre crime mais ou menos organizado. Em Nápoles, a Camorra - a máfia local - transforma os resíduos em ouro. Em Portugal, a máfia não tem só um nome, mas a situação é idêntica. Ou quase, para mal do ambiente, da saúde pública e da credibilidade das instituições do Estado.
"Máfia Lusitana" é uma reportagem de investigação do jornalista Rui Araújo, com imagem de João Franco, Rui Pereira e Ricardo Silva, montagem de Carlos Lopes. Será emitida na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.

Ver reportagem AQUI.

REPÓRTER TVI in TVI - 16 de Outubro de 2009

Sem comentários: