quinta-feira, 3 de outubro de 2019

RIO TÂMEGA - BARRAGEM DO ALTO TÂMEGA:






RIO TÂMEGA - BARRAGEM DO ALTO TÂMEGA
Obras na barragem do Alto Tâmega suspensas


A Iberdrola, empresa espanhola do sector da energia, informou que “foram parcialmente suspensas” as obras do aproveitamento hidroeléctrico do Alto Tâmega em Março, após ter “identificado condições geológicas no local não previstas durante a fase de estudo”. 

A suspensão das obras na barragem do Alto Tâmega deixou no desemprego cerca de 90 pessoas da região, algumas das quais esperam regressar depois de retomados os trabalhos e de garantidas “todas as condições de segurança”. 

Segundo testemunho de operários da obra, no local ocorreu um movimento da encosta direita acima da futura central hidroelétrica, onde posteriormente se verificou uma derrocada, tendo afirmado reforçou que “não havia condições de segurança”. 

“Os maiores culpados são os geólogos — afirmaram — porque não estudaram bem os solos, que estavam podres, abriam brechas todos os dias, uma pessoa sentia-se insegura”.

A este propósito, o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, defendeu que a obra só poderá ser retomada após ser criada uma “comissão composta pela Iberdrola, pelo sindicato, pela associação empresarial do sector, pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), mas com inspectores qualificados, e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)”. 

A Iberdrola, por seu turno, disse hoje, em comunicado, que “actualmente estão a ser realizados trabalhos complementares que permitam cumprir com os prazos previstos na concessão, sempre com as máximas condições de segurança”. 

Desde o primeiro momento, a Iberdrola conta com o apoio de projectistas de reconhecido prestígio para o desenvolvimento das obras”, refere ainda a energética espanhola. 

O aproveitamento hidroeléctrico de Alto Tâmega é um dos três que formam o Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET). Segundo a eléctrica espanhola, as obras nas barragens de Daivões e Gouvães continuam a decorrer com normalidade. 

O SET é um dos maiores projectos hidroeléctricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, com 1.500 milhões de euros de investimento e a criação de 13.500 empregos directos e indirectos. “Este complexo hidroeléctrico contará com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), aumentando em 6% a potência instalada em Portugal. Já a produção anual alcançará os 1.766 GWh, o equivalente ao abastecimento energético de cerca de 400.000 residências” - refere a empresa na apresentação do projecto. 

Actualmente, segundo a Iberdrola, trabalham no SET cerca de 1.800 pessoas, das quais perto de 370 são dos municípios da região.
Lusa, in Diário Imobiliário - 3 de Outubro de 2019

Sem comentários: