domingo, 24 de março de 2019

PNBEPH - BARRAGEM DE FRIDÃO: Governo trava barragem de Fridão. EDP vai ter de ser indemnizada







PNBEPH - BARRAGEM DE FRIDÃO
Governo trava barragem de Fridão. EDP vai ter de ser indemnizada


Governo tinha de decidir até 18 de abril sobre eventual construção da barragem de Fridão no rio Tâmega. A resposta será negativa, diz Marques Mendes. A EDP pode vir a receber 200 milhões de euros.

A barragem de Fridão, a construir em Amarante, não vai avançar, revelou Marques Mendes no seu comentário semanal da Sic Notícias. A decisão deverá ser tomada até 18 de abril. Esta decisão vai implicar, no entanto, uma indemnização à EDP.
“O Governo tem de decidir até 18 de abril” se avança ou não com a barragem de Fridão. “Apurei que a intenção do Governo é que ela não avance“, disse Marques Mendes. “Um boa notícia para os ambientalistas e para as populações locais. Resta saber como a EDP será indemnizada”, acrescentou.

De acordo com o ministro do Ambiente, esta indemnização pode ser superior a 200 milhões de euros. Em janeiro, no Parlamento, quando questionado pelos deputados, Matos Fernandes, citado pela Lusa, explicou que “a razão principal de fazer ou não fazer a barragem de Fridão tem a ver com o compromisso de atingir determinadas metas de energia renovável até 2030”. Na mesma audição adiantou que, se a decisão for negativa, está em causa um pagamento à EDP, empresa à qual o complexo hidroelétrico foi concessionado, superior a 200 milhões de euros, disse o responsável. Esse valor corresponde ao montante que a EDP já investiu no projeto, confirmou o ECO junto de fonte oficial da elétrica.

A construção da barragem do Fridão no rio Tâmega, juntou à zona de Amarante, está prevista há mais de uma década, no âmbito do Plano Nacional de Barragens, mas a EDP, empresa à qual o complexo hidroelétrico foi concessionado, e o Governo têm adiado a sua concretização. Em abril de 2016, o Governo anunciou que decidiu suspender por três anos a barragem do Fridão. A albufeira da barragem de Fridão afetaria os concelhos de Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e uma pequena parcela do território de Ribeira de Pena.

Mónica Silvares, in Eco News - 24 de Março de 2019

Sem comentários: