sábado, 1 de fevereiro de 2020

ALTO TÂMEGA - BARRAGENS: Iberdrola vai investir 200 ME em projetos eólicos no Alto Tâmega

Diário Atual

ALTO TÂMEGA - BARRAGENS
Iberdrola vai investir 200 ME em projetos eólicos no Alto Tâmega



“Estamos a promover outros novos projetos eólicos nesta mesma área [Alto Tâmega] que significarão um investimento de 200 milhões de euros”, destacou o responsável pela empresa espanhola.
Ignacio Galán falava em Ribeira de Pena, após a visita à barragem de Daivões e subestação de Gouvães, no distrito de Vila Real, inseridas no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET) um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa, nos últimos 25 anos, contemplando um investimento de 1.500 milhões de euros e da responsabilidade da Iberdrola.
A visita contou também com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Chaves e Cabeceiras de Basto.
“A Iberdorla deseja continua a crescer em Portugal e não havia melhor lugar para manifestar este compromisso do que neste SET”, vincou.
Segundo dados divulgados pela Iberdrola, a barragem de Gouvães encontra-se atualmente 75% concluída, enquanto a de Daivões está em 68% e a do Alto Tâmega em 42%. Prevê-se que em 2023 esteja concluído todo o SET.

Indemnização adicional a afetados por barragem de Daivões paga em fevereiro

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena adiantou na terça-feira que as pessoas afetadas com a construção da barragem de Daivões devem começar a receber a indemnização adicional de “pelo menos 20 mil euros” em fevereiro.
“Os valores são todos diferentes, mas, no mínimo, qualquer uma das pessoas afetadas irá receber 20 mil euros”, explicou João Noronha.
João Noronha garantiu ainda que todas as famílias que não tinham onde ser realojadas têm a situação resolvida.
“A Iberdrola assumiu a responsabilidade do pagamento da renda e as pessoas vão ser realojadas em casas dignas, onde qualquer um de nós podería estar com as nossas famílias”, vincou.
A 29 de novembro, no final de uma reunião entre a autarquia e a Iberdrola, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o autarca João Noronha informou que a Iberdrola vai pagar mais 1,4 milhões de euros de indemnização às famílias afetadas pela construção da barragem de Daivões.

Diogo Caldas, in Diário@tual - 1 de Fevereiro de 2020

Sem comentários: