quinta-feira, 19 de abril de 2012

China - Barragem das Três Gargantas: Mais cem mil chineses obrigados a mudar de casa

 
 
 

China - Barragem das Três Gargantas
Mais cem mil chineses obrigados a mudar de casa

O ministro chinês da Terra e dos Recursos reconheceu que certas zonas do centro do país, próxima da barragem das Três Gargantas, o maior projeto hidroeléctrico do mundo, são zonas de perigo para os seus habitantes.O alto risco de aluimentos e avalanches de terra obrigará à recolocação de 100 mil pessoas.

De acordo com o Global Times, citado pelo jornal espanhol ABC, nos últimos anos têm aumentado os deslizamentos de terras naquela região e o risco é cada vez maior. Assim, o responsável pela prevenção de acidentes, Liu Yuan, acredita que é urgente evacuar a população.

As autoridades chinesas tinham previsto que os problemas iriam aumentar quando a barragem começasse a funcionar em pleno, em 2009. Este especialista assegura que, desde então, apesar dos acidentes ocorridos, ainda não houve vítimas mortais.

O realojamento destas 100 mil pessoas vem assim juntar ao mais de um milhão de habitantes da bacia do rio Yangtsé, que tiveram de abandonar os seus lares nas últimas décadas devido à construção da barragem. Foi um dos maiores êxodos da história relacionados com uma obra de engenharia.

in Diário de Notícias - 18 de Abril de 2012

Sem comentários: