quarta-feira, 19 de abril de 2023

TÂMEGA - BARRAGENS: Bloco de Esquerda questiona Governo sobre a Ponte de Arame entre Monteiros e Veral

 

TÂMEGA - BARRAGENS

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre a 


Ponte de Arame entre Monteiros e Veral


O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um complexo formado por três barragens e três centrais hidroelétricas, a de Daivões e Alto Tâmega, no rio Tâmega e de Gouvães no rio Torno. Neste momento apenas falta concluir a barragem do Alto Tâmega. A barragem do Alto Tâmega, que deverá estar concluída em meados de 2024, está a ser construída entre os concelhos de Boticas, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

A albufeira da barragem do Alto Tâmega irá provocar a retirada da Ponte de Arame entre as localidades de Veral, na União de Freguesias de Codeçoso, Curros e Fiães do Tâmega, no concelho de Boticas, e a localidade de Monteiros, na freguesia do Bragado, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A ponte de arame, que inicialmente construída toda em madeira pelos habitantes destas duas localidades, tem uma extensão de 30 metros, o tabuleiro é suspenso em barrotes de madeira, pendurados por cordões de arames retorcidos.

A ameaça da ponte ser retirada pela concessionária do empreendimento elétrico está a provocar indignação na população de Veral e Monteiros. A população exige que seja encontrada uma solução para que se assegure a ligação entre as duas margens.

A população já efetuou um abaixo-assinado e manifestações em defesa da ligação entre as margens, segundo a população em declarações à imprensa, sem a ponte não haverá ligações aos terrenos agrícolas e a alternativa rodoviária existente é necessário efetuar 54 quilómetros.

Segundo o Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar “não passa pela cabeça de ninguém de bom senso não repor o que estas populações construíram”.

O Bloco de Esquerda considera fundamental que se construa uma nova ligação e que se encontre uma solução que vá ao encontro das exigências dos habitantes de Veral e Monteiros e, por esse motivo, questionou o Governo sobre o ponto de situação desta ligação ancestral.

Nas perguntas endereçadas, os deputados do Bloco pretendem saber se o Governo tem conhecimento da situação e que medidas, em parceria com as autarquias, pretende tomar para que se garanta a ligação entre as duas localidades.

Por fim, o Grupo Parlamentar pretende saber se vai o Governo exigir à concessionária a construção de uma nova ponte.

Daniela Parente, in Notícias de Aguiar - 19 de Abril de 2023

quarta-feira, 5 de abril de 2023

TÂMEGA - BARRAGEM DE GOUVÃES: Barragem de Gouvães atinge cota máxima

 

TÂMEGA - BARRAGEM DE GOUVÃES

Barragem de Gouvães atinge cota máxima

Esta semana, a Barragem de Gouvães atingiu os 885 metros, a cota máxima desta albufeira localizada no planalto do Alvão, concelho de Vila Pouca de Aguiar. O momento simbólico serve também de testes de resistência do betão e do circuito hidráulico desta barragem que integra o Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET).

No local, considerado um belo espelho de água, o anfitrião da Freguesia do Alvão, António Guedes, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, a responsável ambiental da Iberdrola, Sara Hoya e o gestor do Sistema, Rafael Chacon, testemunharam o momento junto à água. O enchimento de albufeira varia, assim, entre 873m° (cota mínima) e 885m (cota máxima).

Alberto Machado não tem dúvidas da importância estratégica desta barragem, não só na produção hidroelétrica de benefício energético verde para o país, mas acima de tudo da reserva de água de abastecimento público que, devido às alterações climatéricas, é inqualificável. O autarca diz mesmo que esta reserva de água tratada para consumo é “a satisfação do objetivo mais importante dos mandatos, para que todas as pessoas tenham consciência do que estamos a falar, é o bem mais precioso e escasso, a água”.

A nova Estação de Tratamento de Água está já com 120 m3 água por hora e o objetivo é alcançar os 160 m3/h. Se o serviço de água em alta (ponto de entrega antes da rede) tivesse sido adquirido como previsto pela Águas do Norte ao custo de 0,57€/M3, “o sistema teria um custo para os aguiarenses de mais de 600 mil Euros/ano”. O autarca sublinha que a Estação de Tratamento de Água é património de todos.

Daniela Parente, in Notícias de Aguiar - 5 de Abril de 2023

terça-feira, 4 de abril de 2023

TÂMEGA - BARRAGEM DE GOUVÃES: Barragem de Gouvães atingiu cota máxima

 
TÂMEGA - BARRAGEM DE GOUVÃES

Barragem de Gouvães atingiu cota máxima


A Barragem de Gouvães atingiu os 885 metros, a cota máxima desta albufeira localizada no planalto do Alvão. O momento simbólico serviu também de testes de resistência do betão e do circuito hidráulico desta barragem que integra o Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET).

Alberto Machado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar refere que “não tenho dúvidas da importância estratégica desta barragem, não só na produção hidroelétrica de benefício energético verde para o país, mas acima de tudo da reserva de água de abastecimento público que, devido às alterações climatéricas, é inqualificável”.

O autarca diz mesmo “esta reserva de água tratada para consumo é, para mim, a satisfação do objetivo mais importante dos meus mandatos, para que todas as pessoas tenham consciência do que estamos a falar, é o bem mais precioso e escasso, a água”.

A nova Estação de Tratamento de Água está já com 120 m3 água por hora e o objetivo é alcançar os 160 m3/h.

Se o serviço de água em alta (ponto de entrega antes da rede) tivesse sido adquirido como previsto pela Águas do Norte ao custo de 0,57€/M3, Alberto Machado disse que “o sistema teria um custo para os aguiarenses de mais de 600 mil Euros/ano”. O autarca sublinha que a Estação de Tratamento de Água é património de todos os aguiarenses.

in Rádio Clube Aguiarense - 4 de Abril de 2023