IBERDROLA - RIO TÂMEGA
Barragem de Daivões vai realizar descargas no Tâmega na quarta-feira
O município de Celorico de Basto indica que a Iberdrola, empresa responsável pela operação da barragem de Daivões, em Ribeira de Pena, vai realizar, na quarta-feira, descargas no rio Tâmega para testes de funcionamento daquele equipamento.
A autarquia explica, em comunicado, que o efeito será um aumento repentino e significativo do caudal do rio, naquele concelho.
Os testes estão planeados para ocorrer a partir das 16:30 de quarta-feira, dia 23.
A edilidade alerta para a um reforço do cuidado por parte da população, nomeadamente para evitar estar presente nas margens do rio.
Acrescenta, ainda, que irá ser ativado o sistema de aviso e alerta sonoro relativo à ocorrência.
Efeitos em Amarante serão residuais – Proteção Civil
Segundo a Proteção Civil de Amarante, os efeitos destes testes no caudal do rio, no concelho, serão residuais.
Em declarações ao Expresso de Amarante, fonte da entidade adiantou que o aumento do caudal, que se deverá notar por volta das 21:00 de quarta-feira, será “pouco significativo” no troço de rio que atravessa a zona baixa da cidade, recordando que o Tâmega está abaixo nos níveis considerados normais, para a época.
Acrescenta que um piquete da Proteção Civil de Amarante irá estar na zona da Avenida do Rio, junto ao Arquinho, para monitorizar a situação e esclarecer a comunidade.
O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, contemplando a construção de três barragens (Daivões, Gouvães e Alto Tâmega) e 1.500 milhões de euros de investimento.
Paulo Alexandre Teixeira, in Expresso de Amarante - 19 de Março de 2022