segunda-feira, 25 de junho de 2018

ALTO TÂMEGA - BARRAGENS: Barragens: câmaras exigem reposição de ligações interconcelhias







ALTO TÂMEGA - BARRAGENS
Barragens: câmaras exigem reposição de ligações interconcelhias


Em reunião da Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado deu conta de um requerimento das autarquias de Vila Pouca de Aguiar e de Boticas para o restabelecimento de acessos afetados com o Aproveitamento Hidroelétrico do Alto Tâmega.

Na qualidade de representante dos autarcas, Alberto Machado exige, junto da Comissão de Acompanhamento e da Agência Portuguesa do Ambiente, a relocalização de pontes sobre o rio Tâmega, concretamente entre Veral e Monteiros e Capeludos e Sobradelo. Para tal, é solicitado que «essas situações sejam objeto de reapreciação e possa ser assegurada a reposição dos acessos atualmente existentes» que ficarão submersos devido ao Aproveitamento Hidroelétrico do Alto Tâmega.

No documento é relembrado que «as autarquias afetadas, bem como a comunidade em geral, têm vindo a dar nota da preocupação com esta situação, junto do Governo, da APA, da CCDR-N e da Iberdrola. Essas comunicações, formais e informais, têm vindo a ser efetuadas desde o início dos estudos e trabalhos desenvolvidos». A IX reunião da Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega realizou-se a 20 de junho em Ribeira de Pena com uma agenda que incluiu balanço de visita à frente de obra, ponto de situação referente a trabalhos já desenvolvidos e próximas intervenções, entre outros pontos.
 
in Notícias de Aguiar - 25 de Junho de 2018

segunda-feira, 11 de junho de 2018

IBERDROLA - BOTICAS: EXECUTIVO MUNICIPAL VISITOU OBRAS DAS BARRAGENS










IBERDROLA - BOTICAS
EXECUTIVO MUNICIPAL VISITOU OBRAS DAS BARRAGENS

 Executivo Municipal visitou obras das barragens


O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, e o restante executivo municipal visitaram, na passada quinta-feira, dia 7 de junho, a convite da Iberdrola, as obras de construção das barragens do Alto Tâmega e de Daivões, ficando a conhecer, no local, os progressos e o evoluir das obras destas importantes infra-estruturas para produção de energia eléctrica no Alto Tâmega.


Nesta visita o executivo municipal foi acompanhado pela responsável ambiental do projeto hidroeléctrico do Alto Tâmega, Sara Hoya.
Fernando Queiroga sublinha que “é importante conhecer a evolução destas obras, pela sua importância e pelo que representam do ponto de vista económico para toda região, podendo ainda constatar no local as preocupações ambientais a que a construção destas infra-estruturas obrigam e que estão a ser respeitadas. Fiquei bastante agradado com a evolução das obras e por constatar que os prazos estão a ser cumpridos”.
in Câmara Municipal de Boticas - 11 de Junho de 2018