segunda-feira, 15 de junho de 2015

EDP - RIO MINHO: EDP devolve terras expropriadas há 40 anos







EDP - RIO MINHO
EDP devolve terras expropriadas há 40 anos

A elétrica está a devolver as terras que deveriam ter sido usadas para a construção de uma barragem há quarenta anos.



Quarenta anos depois de mais de mil pessoas serem obrigadas a abandonar as suas casas e terrenos para a construção de uma barragem que nunca chegou a existir, a EDP está a devolver as terras aos proprietários, muitos deles herdeiros.

Nas margens do rio Minho, em Monção e Melgaço, iria ser construída a barragem de Sela, um projeto partilhado por Portugal e Espanha, algo que nunca passou do papel mas que deixou muitos longe de terrenos de família, conta o Jornal de Notícias.
 
João Assunção nasceu e viveu naquelas terras e viu a família ser expropriada da habitação e de cinco terrenos. “Fomos dos últimos a ceder. Era preciso entregar a chave, demolir o telhado. Foi um desgosto para os meus pais”, lembra com nostalgia.
 
O presidente da Associação dos Expropriados do Aproveitamento Hidroelétrico da Barragem de Sela, João Silvério, ainda se lembra de terem dado 30 contos (150 euros) para que os pais deixassem as suas terras.

Depois de muitos anos a lutarem, os expropriados e a autarquia conseguiram chegar a acordo com a EDP que está a estudar a devolução definitiva das terras mas que já permitiu que as famílias usufruam dos campos agrícolas.

 in Notícias ao Minuto - 15 de Junho de 2015