sexta-feira, 12 de abril de 2019

ALTO TÂMEGA - BARRAGENS: Barragem no Tâmega promove a região





ALTO TÂMEGA - BARRAGENS
Barragem no Tâmega promove a região


Investimento da Iberdrola traz um aumento de 6% na potência elétrica total instalada em Portugal e evita a importação de 160 mil toneladas de petróleo por ano.

O maior investimento da Iberdrola em Portugal dá pelo nome de Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Promovendo parcerias com sete concelhos dos distritos de Braga e de Vila Real, já está a impulsionar a região, anteriormente deprimida, e criou perto de 1800 postos de trabalho nos municípios de Cabeceiras de Basto, Chaves, Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Mais de 75 empresas foram diretamente contratadas pela elétrica, 30 delas locais, ao passo que outras foram adjudicadas pelos empreiteiros. A empresa continua a promover a utilização de energia 100% verde, contribuindo para uma descarbonização da economia, sob o lema «um compromisso local, uma visão global», de acordo com a multinacional.

Considerado um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa de há 25 anos para cá, ergueu três aproveitamentos interligados em Gouvães (bombagem), no Alto Tâmega (turbinação) e em Daivões (turbinação).

Com uma capacidade de 1158MW, o complexo terá uma produção energética na anual a rondar os 1766GWh, o que se traduz num aumento de mais de 6% da potência elétrica total instalada em Portugal, evitando a importação de mais de 160 mil toneladas de petróleo por ano e a emissão de mais de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano, de acordo com os responsáveis da Iberdrola em Portugal.

Centrado no período 2018-2020, o investimento estará concluído até 2023, com um custo total previsto em 1500 milhões de euros, dos quais mais de metade foram investidos até ao final do ano passado (770 milhões de euros).

O início dos trabalhos no Alto Tâmega já foi há dois anos e o aproveitamento hidroelétrico está a funcionar desde outubro do ano passado, com um túnel de 250 metros para desvio do rio. O túnel de acesso à central, com 480 metros, já está concluído, assim como as escavações e contenções da barragem, tomada de água e descarregadores laterais. As escavações e contenções da central já estão no término do desenvolvimento, com m volume acumulado de 55 mil metros cúbicos e a sua conclusão está prevista para 2021, ano em que se dá início aos trabalhos de montagem das duas turbinas. A operação comercial está prevista para 2023.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega está em desenvolvimento desde 2014 e prevê-se que metade da obra esteja concluída durante o mês de abril.

Contrapartidas

Medidas de minimização, monitorização e compensação estão a ser implementadas por uma comissão de acompanhamento ambiental, nomeadamente seguimento em obra, trabalho arqueológico, prospeção sistemática, análise da água superficial e subterrânea, qualidade do ar e do ambiente sonoro, das nascentes e das minas. Existem já 13 programas simultâneos direcionados à fauna e à flora.

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas receberá, como medida de compensação 1,84 milhões de euros para preservação de património. Cerca de 50 milhões de euros serão entregues para um plano socioeconómico nos sete municípios e quase 25 milhões de euros de contrapartidas geridas por esses mesmos sete concelhos, reforçados com 13 milhões entre 2015 e 2018, a juntar a atividades de divulgação ambiental, com sete sessões, onde estiveram 1400 crianças, entre os 4 e os 15 anos.

in Revista PORT.COM - 12 de Abril de 2019

Sem comentários: