terça-feira, 16 de abril de 2019

PNBEPH - RIO TÂMEGA: Barragem de Fridão. Câmara de Mondim exige indemnização






PNBEPH - RIO TÂMEGA
Barragem de Fridão. Câmara de Mondim exige indemnização

Rio Cabril, em Mondim de Basto. Foto: Henrique Cunha/RR

No dia em que se ficou a saber que a barragem não vai ser construída, autarca de Mondim de Basto avança com um pedido de indemnização pela demora na decisão.

A Câmara de Mondim de Basto vai avançar com um pedido de indemnização ao Estado pelo tempo que o Governo demorou a decidir que não iria construir a barragem do Fridão.

No dia em que se ficou a conhecer a decisão do governo em não avançar com a barragem, o presidente da Câmara de Mondim de Basto avança à Renascença que a autarquia vai pedir uma indemnização pelos "enormes transtornos à população e à autarquia".
Por estas razões, "ainda hoje, no máximo amanhã" seguirá um pedido de reunião com o Ministério do Ambiente. Em último recurso, a Câmara de Mondim admite recorrer aos tribunais.

"A autarquia tem um estudo prévio com os montantes da indemnização que julga ter direito. Mas primeiro vamos tentar reunir com o Ministério do Ambiente para encontrar uma solução. se essas negociações falharem naturalmente que nós admitidos como provável o recurso aos tribunais. Mas só o faremos em último caso, em último recurso e só depois de esgotadas as negociações com o Governo", explica.

O presidente da Câmara diz também estar disponível para colaborar com os populares que se sintam prejudicados.

A barragem de Fridão, no rio Tâmega, consta há vários anos do Plano Nacional de Barragens, mas uma decisão definitiva sobre a construção daquele empreendimento hidroelétrico, que afeta vários concelhos (Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto), tinha sido sucessivamente adiada, num processo com avanços e recuos ao longo dos anos e vários governos.

Henrique Cunha, in Rádio Renascença - 16 de Abril de 2019

Sem comentários: