quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PNBEPH - «Cascata do Tâmega» (Barragem do Alto Tâmega - Vidago): Requiem para o rio Tâmega

PNBEPH - «Cascata do Tâmega» (Barragem do Alto Tâmega - Vidago) 
Requiem para o Rio Tâmega

Como cidadãos temos os nossos deveres e direitos. Quanto aos deveres, lá os vamos cumprindo, de livre e boa vontade ou até obrigados e de má vontade, como os impostos, mas até compreendemos que temos que os pagar contribuindo assim para um Estado que deveria ser também de direitos, um deles, deveria ser o direito a ser informado com isenção, outro, era o de exigir que o Estado nos trate de boa fé.

Mas nestas questões da cidadania vou ficar-me por aqui, pois o texto de hoje vai ser longo e tem a ver com o «aproveitamento hidroelétrico do Alto Tâmega» em que o nosso Rio Tâmega, a sua bacia e as populações ribeirinhas estão em causa e a informação de boa fé sobre os benefícios e malefícios desse aproveitamento hidroelétrico ou barragens que vão construir no Tâmega, não existem.

Era e é mais que necessária informação sobre esta(s) barragens(m), que literalmente irá engolir um rio, e tudo, imagine-se, em nome do ambiente.

Chegou até mim um documento das freguesias ribeirinhas do Tâmega que vão ser afetadas pela barragem que vai ser construída mais próxima de nós. Um documento que deverá ser público e que deixa expostas as preocupações destas populações, que deveriam ser preocupações de todos nós.

A acompanhar o texto, deixo para memória futura, pontes, pontões e terrenos que, a ser levada a efeito a barragem conforme proposta, serão submersos.















Fernando Ribeiro, in Olhares sobre a cidade (Chaves) - 17 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: