quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Barragem de Fridão (Amarante): Presidentes das autarquias de Celorico, Cabeceiras e Mondim exigiram compensações






PNBEPH - Barragem de Fridão (Amarante)
Presidentes das autarquias de Celorico, Cabeceiras e Mondim exigem compensações


Os presidentes das Câmaras Municipais de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto exigiram, medidas compensatórias face ao aproveitamento hidro-eléctrico de Fridão, que se estende ao longo de cerca de 35 quilómetros para montante da barragem, desde Codessoso/ Fridão até Cavez/Cerva. 

De entre as medidas compensatórias destaca-se, ainda, a execução da Variante do Tâmega no troço entre Celorico de Basto e Arco de Baúlhe (9,7 quilómetros), incluindo a ligação a Mondim de Basto (1,7 quilómetros). 

“É uma exigência que fazemos”, salientou o autarca de Cabeceiras de Basto, lembrando que o troço está contratualizado desde 1983. A construção da Ecopista da Linha do Tâmega, entre Celorico de Basto e a vila de Arco de Baúlhe; a execução de infra-estruturas que permitam a acostagem de embarcações de recreio na albufeira e a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas económicas, através de uma campanha de juntos dos consumidores, estão entre as exigências.


Os municípios pretendem também que as corporações de bombeiros locais sejam apetrechadas com equipamentos adequados ao meio aquático. 

Garantindo que as pretensões têm como objectivo “o progresso e o desenvolvimento da região”, Joaquim Mota e Silva disse aos jornalistas que “temos intenção de resolver isto a bem” e que não deixará “a população caminhar só e isolada” na defesa pelos seus direitos. 

Na sua intervenção, o autarca de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, falou dos impactos negativos que a barragem de Fridão provocará no concelho, nomeadamente a destruição de 40 habitações e a inundação de quatro pontes. 

Afirmando que o trabalho conjunto é o caminho para a obtenção de “valor compensatório”, Humberto Cerqueira prometeu, também, não ‘baixar os braços’ no que toca ao aproveitamento hidroeléctrico de Fridão.

H.G., in Notícias de Basto - 17 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: