terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Economia: Iberdrola vende 2,7% do capital da EDP





Economia
Iberdrola vende 2,7% do capital da EDP

A receita obtida pela eléctrica espanhola ascende a 298 milhões de euros.

A Iberdrola vendeu 2,706% do capital da EDP - Energias de Portugal por um valor de 298 milhões de euros, ao preço médio de três euros por título, o que garantiu mais-valias brutas aproximadas de 68 milhões de euros. A empresa mantém 6,794% do capital da companhia portuguesa.

Em comunicado, a eléctrica espanhola refere que esta iniciativa se enquadra no plano de desinvestimentos do Plano Estratégico 2008-2010 da IBERDROLA, cujo objectivo é "manter a força financeira do Grupo, optimizar a sua estrutura de capital e assegurar o ritmo de investimento comprometido com os mercados".

Esta operação, ainda segundo o mesmo comunicado, vem juntar-se à recente venda da Petroceltic, dos activos de armazenamento de gás de Seneca Lake nos EUA e aos desinvestimentos anunciados em 2009, entre os quais se incluem as participações nas regasificadoras de Sagunto e BBG, em duas centrais hidroeléctricas no Chile, a venda de 10% da Gamesa e de 27% da operadora de telecomunicações guatemalteca Navega.

Em Portugal a Iberdrola tem actualmente parado o projecto de construção de uma central de ciclo combinado a gás natural, na zona da Figueira da Foz. Por outro lado, tem no seu portefólio a construção de quatro barragens no Alto Tâmega.


Vítor Andrade, in Expresso - 23 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: