segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PNBEPH - Barragem de Fridão / cascata do Tâmega: Presidenta da Câmara de Mondim espera por contrapartidas








Programa Nacional de Barragens - Barragem de Fridão / cascata do Tâmega
Presidente da Câmara de Mondim de Basto espera por contrapartidas das barragens no Tâmega

O Plano Nacional de Barragens prevê para o rio Tâmega uma barragem com quase uma centena de metros de altura e ainda um contra-embalse com 30 metros, uma infra-estrutura que será destinada ao aproveitamento hidroeléctrico e que terá a albufeira no concelho de Mondim de Basto e ainda parte no concelho de Ribeira de Pena.

Segundo a EDP, esta barragem terá uma produção média anual superior à soma dos valores de consumo por ano dos municípios de Amarante, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Ribeira de Pena.

O projecto de construção da Barragem de Fridão está neste momento em «consulta pública». E são várias as vozes discordantes sobre este projecto. Por exemplo o Partido Ecologista "Os Verdes", e o Bloco de Esquerda na Assembleia da República pediram a suspensão do Programa Nacional de Barragens e a exclusão das infra-estruturas previstas para Fridão e para o Tua.

Estes dois partidos consideram que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) foi manipulado e baseado em dados desactualizados.

Entretanto, a discussão continua acesa nos concelhos que vão ser atingidos directa ou indirectamente com a Barragem e Albufeira de Fridão.

O Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega continua a exigir maior debate, mostrando a sua oposição ao que considera ser uma posição mercenária do Governo.

No Passado dia (29/01) a Junta de Freguesia de Mondim de Basto promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a Lei das Expropriações dando também destaque para o Decreto-Lei sobre o regime jurídico de protecção das albufeiras.

De referir que no programa «Pontos nos Jotas
» da UFM, o presidente da Câmara de Mondim de Basto Humberto Cerqueira disse esperar por "contrapartidas" para o seu concelho.

in Basto TV - 8 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: