quarta-feira, 29 de maio de 2019

REDE DOURO VIVO: Estratégia Energética para Salvar Rios









REDE DOURO VIVO
Estratégia Energética para Salvar Rios

 

No momento em que se encontra em consulta pública o Plano Nacional de Energia e Clima 2030, antecipando o Dia Mundial do Ambiente, a Rede Douro Vivo - parceria multidisciplinar de cientistas, ambientalistas, conservacionistas e especialistas nas áreas jurídica, do ambiente e ecologia, da educação e participação pública, liderada pelo GEOTA - , vai apresentar uma “Estratégia Energética para Salvar Rios” com contributos para a consulta.
 
O evento terá lugar no dia 4 de junho de 2019, entre as 10:00 e as 12:30, no Auditório CIUL (Picoas Plaza), em Lisboa. 
 
Os resultados preliminares deste trabalho, em desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, serão apresentados pelo coordenador do estudo, João Joanaz de Melo.

O debate, moderado pela jornalista do Expresso Carla Tomás, e contará com a participação de Alexandra Aragão (CEDOUA), Filipe Duarte Santos (CNADS), Jaime Braga (CIP), Ricardo Pereira (DECO) e Susana Neto (APRH). O encerramento será feito pela coordenadora da Rede Douro Vivo, Ana Brazão (GEOTA).

Onde desperdiçamos mais energia em Portugal? De que forma podemos evitar estas perdas? Qual o caminho para a energia e o clima no roteiro para a descarbonização? E como o poderemos fazer sem destruir os últimos rios livres em Portugal? São algumas das perguntas que serão respondidas.
 
A Rede Douro Vivo, dedicada à bacia hidrográfica do Douro, tem como objetivo, entre outros, estudar e propor alterações passíveis de minimizar os impactes negativos das barragens. Esta rede é liderada pelo GEOTA e integra a ANP|WWF Portugal, o CEDOUA, o CIBIO-UP, CIMO-IPB, o CITAB-UTAD, a FCT-NOVA, a Rede INDUCAR, IUCN-Med, a LPN e a WI-EA. 

O Ministro do Ambiente e Transição Energética, que tutela esta matéria, informou que se fará representar na sessão.

https://www.eventbrite.com/e/estrategia-energetica-para-salvar-rios-tickets-61866653827?utm_source=Subscritores&utm_campaign=4a1f016b4b-EMAIL_CAMPAIGN_2018_05_14_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_1942a7a7d0-4a1f016b4b-93768657
 
O evento será também transmitido em direto nas redes sociais da Rede Douro Vivo, onde qualquer pessoa poderá colocar questões que serão introduzidas pela moderadora no debate.

in Rede Douro Vivo - 29 de Maio de 2019

Sem comentários: