domingo, 5 de maio de 2019

ELEIÇÕES EUROPEIAS - AMBIENTE: Zero apela a cabeças de lista para defenderem clima das "terras natais"









ELEIÇÕES EUROPEIAS - AMBIENTE
Zero apela a cabeças de lista para defenderem clima das "terras natais"
 
A associação Zero apelou hoje aos cabeças de lista às eleições europeias para defenderem o clima das suas "terras natais", apresentando um roteiro de Macau a Famalicão, passando por Santiago do Cacém, Lisboa, Montijo, Coimbra, Gaia e Amarante.

Estamos em emergência climática", sublinha a Zero em comunicado, onde apela aos partidos políticos às eleições de 26 de maio para "colocarem o tema das alterações climáticas como prioridade de ação durante a campanha eleitoral e, se forem eleitos, no seu trabalho como futuros deputados do Parlamento Europeu, para os próximos cinco anos".

A Zero propõe um roteiro pelas cidades e regiões de proveniência dos cabeças de lista dos principais partidos políticos, identificando os impactos das alterações climáticas que já se fazem sentir e que se irão agravar se nada por feito.

(...)

Segue-se António Marinho e Pinto, do Partido Democrático Republicano (PDR), natural de Amarante, cidade a jusante da chamada "Cascata do Tâmega", um conjunto de cinco barragens com significativos impactes ambientais e onde a redução da precipitação irá afetar a sua produtividade e pôr em causa a sua razão de existir.

"Todas as barragens estão em fase de construção, à exceção de Fridão cujo projeto foi recentemente cancelado pelo Governo. [...]Amarante está também exposta ao risco de cheias e inundações sobretudo nos meses de Inverno, como aconteceu em 2016", acrescenta.

(...)

Lusa, in Notícias ao Minuto - 5 de Maio de 2019

Sem comentários: