sexta-feira, 29 de março de 2019

ALTO-TÂMEGA - BARRAGENS: Barragens do Alto Tâmega estão a 50% da sua construção







ALTO-TÂMEGA - BARRAGENS

Barragens do Alto Tâmega estão a 50% da sua construção

SISTEMA ELETROPRODUTOR DO TÂMEGA DEVE ESTAR CONCLUÍDO EM 2023

Barragens do Alto Tâmega estão a 50% da sua construção

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que inclui três novas barragens e centrais hidroelétricas, está “muito próximo” de atingir 50% da sua construção, anunciou hoje à Lusa o porta-voz da espanhola Iberdrola, José María Otero.
A empresa promoveu hoje uma visita ao empreendimento, na zona de Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, e aproveitou para fazer um ponto de situação do projeto, onde o responsável adiantou que “à data” já foram concluídos 45% da obra prevista, devendo os 50% ser alcançados durante o mês de abril.
A obra segue o programa previsto e mais de metade do investimento total – 1.500 milhões de euros – já foi aplicado, vincou.
Em desenvolvimento desde 2014, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, composto pelos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, deverá estar concluído em 2023, estimou.
A central hidroelétrica de Gouvães é subterrânea e alberga quatro turbinas reversíveis com 220 megawatts cada, na qual o progresso do aproveitamento é de 55% e para qual o início da operação comercial está previsto para dezembro de 2021, referiu a espanhola, em comunicado.
Neste momento, continua a ser feita a betonagem dos diversos elementos da obra, como as cavernas da central - já superou 50% do volume de betão -, a caverna de transformadores, o poço de cabos, as galerias de aspiração e as barras.
Continua também a avançar a montagem da conduta forçada, onde já foram instaladas 5.500 toneladas de aço de um total de 11.000 toneladas e, quanto a equipamentos, já chegaram à obra três das quatro câmaras espirais, que fazem parte das turbinas, e espera-se receber a última no princípio de abril.
Já em Daivões, cujo início de operação também está previsto para dezembro de 2021, a barragem tem já colocado cerca de 60% do volume total de betão, prevendo-se que a betonagem esteja terminada no final do verão, explicou.
Quanto à bacia de dissipação, 10% do betão já foi colocado e, na central hidroelétrica, a fase de betonagem encontra-se a 25%, decorrendo em simultâneo com a montagem dos equipamentos, como as câmaras espirais.
Os circuitos hidráulicos estão a ser revestidos a betão armado, estando essa ação concluída a 15%. No rio, a jusante da barragem, estão em curso algumas intervenções, designadamente, o reperfilamento do rio e da pista de pesca, trabalhos que estarão concluídos no final do verão do próximo ano.
No aproveitamento hidroelétrico de Alto Tâmega, cujo início dos trabalhos teve lugar em março de 2017, está colocado em serviço, desde outubro do ano passado, o túnel de desvio do rio, com uma extensão de 250 metros.
Das estruturas definitivas do empreendimento, está concluído o túnel de acesso à central, assim como as escavações e contenções da barragem, tomada de água e descarregadores laterais.
O aproveitamento hidroelétrico de Alto Tâmega tem a conclusão dos trabalhos civis prevista para 2021, tendo início nesse ano os trabalhos de montagem das duas turbinas da central. A operação comercial está prevista para dois anos depois.
Este projeto, com uma potência instalada de 1.158 megawatts, representará, quando construído, 6% da potência instalada em Portugal.
Atualmente, trabalham de forma direta na obra cerca de 1.800 pessoas, perto de 370 com origem nos municípios em volta do projeto.

Lusa, in Diário de Trás-os-Montes - 29 de Março de 2019

Sem comentários: