quinta-feira, 28 de março de 2019

ALTO TÂMEGA - BARRAGENS: Barragens do Alto Tâmega em fase adiantada de construção








ALTO TÂMEGA - BARRAGENS

Barragens do Alto Tâmega em fase adiantada de construção


À data, foram concluídos 45% da obra que envolve a construção dos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, que deverão estar concluídos em 2023.


A Iberdrola promoveu ontem uma visita ao empreendimento, na zona de Ribeira de Pena, onde o porta-voz da empresa espanhola, José María Otero, adiantou que mais de metade do investimento total (1.500 milhões de euros), já foi aplicado.
O porta-voz adiantou ainda que “a central hidroelétrica de Gouvães tem um progresso de aproveitamento de mais de 50%, Daivões já está perto de 40% e a do Alto Tâmega está próxima dos 30%”. Em desenvolvimento desde 2014 encontra-se agora muito próximo de metade da obra concluída, estando previsto que esse marco seja alcançado durante o mês de abril.
A obra do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, envolve já cerca de 1.800 trabalhadores de forma direta, entre os quais perto 370 com origem nos municípios em volta do projeto, tendo como um dos seus lemas, “um compromisso local, uma visão global”. José María Otero revelou ainda que “são os dois anos com mais trabalho, temos 1800 pessoas e se calhar vamos aumentar este número”.
Este projeto, com uma potência instalada de 1.158 megawatts, representará, quando construído, 6% da potência instalada em Portugal. Ou seja, “isto serve para alimentar por exemplo 440.000 casas, ou aqui a população dos municípios envolventes, incluindo Braga e Guimarães”, explicou o porta-voz da empresa espanhola.
Para além disso, evitará a importação de mais de 160.000 toneladas de petróleo por ano e a emissão de mais de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Com este projeto, o maior investimento da Iberdodrola em Portugal, a empresa contínua a promover a utilização de energia 100% verde e a contribuir para o objetivo de descarbonização da economia.

Daniela Parente, in Rádio Clube Aguiarense - 28 de Março de 2019

Sem comentários: