quarta-feira, 14 de abril de 2010

Barragens - Construção é contestada por ambientalistas e autarcas - Tâmega: declaração de Impacte Ambiental das barragens pronta em Junho






Barragens - Construção é contestada por ambientalistas e autarcas
Tâmega: declaração de Impacte Ambiental das barragens pronta em Junho



O secretário de Estado do Ambiente deverá emitir até ao final de Junho a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) das quatro barragens do Alto Tâmega, um empreendimento concessionado à Iberdrola e muito contestado a nível local, noticia a Lusa.

Este aproveitamento hidroeléctrico visa a construção de quatro barragens: a do Alto Tâmega, em Vidago, e Daivões (ambas no rio Tâmega), e Gouvães e Padroselos (afluentes).

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da «cascata» do Tâmega termina esta quarta-feira, tendo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recebido até ao meio da tarde «menos de uma dezena» de contributos no âmbito deste processo.

O secretário de Estado do Ambiente tem agora até ao final de Junho para emitir a DIA, que pode ser favorável, desfavorável ou condicionada.

Durante o período de consulta pública, o EIA foi alvo de inúmeras críticas e até pedidos de substituição do documento por parte de autarcas e ambientalistas.

Os «custos sombra» da barragem
O município de Vila Pouca de Aguiar, presidido pelo social-democrata Domingos Dias, entregou um parecer desfavorável ao EIA, realçando como impacto mais significativo a deterioração da qualidade da água das albufeiras.

O economista e viticultor Amílcar Salgado chamou a atenção para os «custos sombra» que não estão contabilizados no EIA, como o aumento dos tratamentos nas vinhas devido ao aumento da humidade, dos custos com o aquecimento das casas, frisando que os 3500 postos de trabalho criados pela construção destes aproveitamentos hidroeléctricos são «temporários».

Também o «Grupo Lobo» mostra-se preocupado com os efeitos negativos da construção das barragens. Os ambientalistas temem que a edificação possa pôr em perigo a sobrevivência do lobo ibérico na zona do Alvão, Vila Real.

Para além dos lobos, também o mexilhão de rio do norte, (margaritifera margaritifera) pode estar em perigo. A espécie rara protegida pela legislação nacional e europeia e que em 1986 chegou a ser dado como extinto em Portugal é uma das muitas que pode não sobreviver à obra.

A construção da barragem de Padroselos implicaria a eliminação desta colónia de bivalves e, por isso, o EIA revela já um «possível cenário alternativo do projecto», que passa pela exclusão desta barragem aumentando a potência prevista para Gouvães.

Petição
Não são só os ambientalistas estão revoltados com a situação. Quase 1070 pessoas subscreveram na Internet uma petição para «Salvar o Tâmega e seus afluentes» que será entregue a todos os órgãos de soberania do Estado português.

Iberdrola já pagou ao Estado um prémio de concessão no valor de 303 milhões de euros pela exploração das barragens durante 65 anos.

O empreendimento deverá ter um total de 1.135 megawatts (MW) de potência e uma produção eléctrica anual de 1.900 gigawatts/hora (GWh), equivalente ao consumo de um milhão de pessoas, e representa um investimento de 1700 milhões de euros.

Redacção /CMM, in TVI24 - 14 de Abril de 2010

Sem comentários: