domingo, 8 de janeiro de 2023

TÂMEGA - BARRAGENS: Populações unem-se em defesa da ponte de arame entre Veral e Monteiros no Tâmega

 

TÂMEGA - BARRAGENS

Populações unem-se em defesa da ponte de arame entre Veral e Monteiros do Tâmega 


As populações de Veral, Boticas e Monteiros unem-se este domingo em defesa da ponte de arame que será afetada pelo enchimento da barragem do Alto Tâmega, sem que esteja garantida a sua reposição.

As populações e autarcas do distrito de Vila Real lutam há vários anos pela reposição da ponte pedonal sobre o rio Tâmega, que liga as aldeias de Veral (Boticas) e Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) e que vai ser retirada devido à construção da barragem do Alto Tâmega, inserida no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), concessionado à espanhola Iberdrola.

Foi marcado para hoje um almoço convívio, em Monteiros, em defesa da ponte de arame e que visa sensibilizar a Iberdrola e o Governo para a necessidade de encontrar uma “solução viável” para a travessia do rio Tâmega e a manutenção das relações de proximidade entre os habitantes das duas aldeias.

Durante a manhã, um grupo de habitantes de Veral realizou uma caminhada de 1.600 metros até à aldeia vizinha de Monteiros, através da ligação pedonal que agora une as duas localidades e, consequentemente, os dois concelhos.

Em simultâneo, outro grupo fez a viagem de autocarro percorrendo os 54 quilómetros entre as duas aldeias.

A reivindicação das populações e autarcas arrasta-se desde que se soube que a ponte pedonal iria ser retirada, sem uma alternativa para o atravessamento do rio. No entanto, argumentos como o elevado custo da infraestrutura e os poucos utilizadores têm sido usados contra a construção de uma nova ponte.

in Porto Canal - 8 de Janeiro de 2023

Sem comentários: