terça-feira, 19 de abril de 2016

PNBEPH - TÂMEGA: Barragem de Fridão suspensa e autarcas descontentes






PNBEPH - TÂMEGA
Barragem de Fridão suspensa e autarcas descontentes



O Governo anunciou ontem a suspensão da Barragem de Fridão por três anos.
Também fez saber que foram canceladas as construções das barragens do Alvito, no Rio Tejo, e de Girabolhos, no rio Mondego. Segundo o Governo vai manter-se a construção das barragens do Tâmega após a conclusão da reavaliação do Programa Nacional de Barragens. 
Quem aplaudiu a decisão foram os ambientalistas criticando no entanto a construção das barragens de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega. 
Joaquim Mota e Silva, autarca de Celorico de Basto, revelou que a autarquia de Celorico exigirá nos tribunais ser ressarcida, pelos prejuízos nos últimos 11 anos "sem planeamento estratégico dos sucessivos governos". Revelou-se também preocupado "porque as 4 barragens foram aprovadas como um todo e a análise de impacto de ambientel foi feita como um todo"... "faltando esta peça das 4 cascatas vamos assistir a falta de água no Verão e cheias no Inverno". "Esta situação está a ferir a lei", remata.  
Já o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, diz que a "não decisão" foi o que mais o desagradou. Para ele a "suspensão vai manter a situação de impasse e vai contra as expectativas e contra tudo o que temos defendido". 
O edil mondinense teme ainda que a construção da estrada de ligação a Celorico de Basto fique em causa. Avança mesmo que se o "Governo PS não resolver este problema" também não estará disponível para se candidatar pelo Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas.
in Rádio Região de Basto - 19 de Abril de 2016

Sem comentários: