segunda-feira, 18 de abril de 2016

PNBEPH - TÂMEGA: Barragens: Ordem para parar









PNBEPH - TÂMEGA
BARRAGENS: ORDEM PARA PARAR


A EDP já tinha anunciado há dois anos a desistência da Barragem do Alvito, na bacia do Tejo. Uma desistência por questões financeiras e que agora é confirmada pelo Governo.

Também a barragem de Girabolhos, no concelho de Gouveia, no rio Mondego, e concessionada à ENDESA, vai ser apagada do mapa, mas a elétrica com sede em Espanha reclama que já fez um investimento de oitenta milhões de euros, metade dos quais em estudos e expropriações de terrenos.

Fica ainda suspensa por três anos a construção da Barragem do Fridão, a cargo da EDP. O ministério do ambiente justifica esta medida com a necessidade de reavaliar as metas de produção de eletricidade com que Portugal se comprometeu.

Estas três barragens paradas juntam-se assim aos três concursos que não tiveram candidatos:
Almourol, na Bacia do Tejo, Pinhosão, no Rio Vouga, e Padroselos, num afluente do Tâmega nunca chegaram a ser concessionados. Ou seja, do Plano inicial de 10, seis barragens ficaram pelo papel.


O Governo só não desiste do projeto entregue à IBERDROLA, no Alto Tâmega, "uma vez que a obra já se encontra em curso" e isso implicava uma avultada indemnização, além do pagamento da contrapartida financeira avaliada em 300 milhões de euros.


Além de mexer no mapa do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, o Ministério do Ambiente quer ainda demolir oito infraestruturas que já não têm qualquer função sócio económica.

Além desta ideia de renaturalização dos cursos de água e de "estabelecer um regime de caudais ecológicos", há muito exigido pelos ambientalistas, o Governo vai também mexer no mapa nacional das Mini-Hídricas.

José Milheiro, in TSF - 18 de Abril de 2016

Sem comentários: