sexta-feira, 29 de outubro de 2021

RIO TÂMEGA - AMARANTE: Canoístas de slalom da República Checa estagiam em Fridão

 

RIO TÂMEGA - AMARANTE

Canoístas de slalom da República Checa estagiam em Fridão

Um grupo de atletas da República Checa está em Amarante, até domingo, a realizar um estágio de slalom na pista das Fontainhas, em Fridão, disse hoje em Expresso do Amarante fonte do Águas Bravas Clube.

O grupo de nove canoístas inclui atletas da seleção nacional júnior e sub-23 checa da modalidade, nomeadamente Adam Kráz, galardoado este ano com as medalhas de prata nos Campeonatos da Europa e de bronze nos Campeonatos de Mundo, ambos eventos realizados na Eslovénia.

Em declarações ao Expresso de Amarante, o diretor técnico do ABC, Mário Silva, explicou que a comitiva já deveria ter estado em Amarante em fevereiro, para participar no XXI Slalom Internacional de Fridão, que acabou por ser cancelado.

“Como já tinham feito, na altura, as reservas para a estadia, acharam por bem aproveitar o investimento e assim que se levantaram as restrições, vieram até Fridão para treinar e estagiar”, acrescenta.


Mário Silva salientou que a pista do clube já foi centro de estágio, entre 1994 e 2004, a várias equipas de canoístas daquele país, nomeadamente alguns campeões olímpicos.

“A partir de 2004, começaram a aparecer pistas artificiais por toda a Europa e deixaram de ter necessidade de se deslocar. Mesmo assim, continuam a gostar de vir a Portugal para treinar, principalmente pelo clima”, explica.

O dirigente desportivo aproveitou a ocasião para manifestar a sua preocupação com a inconsistência do caudal do rio Tâmega e aponta um dedo à barragem de Daivões, em Ribeira de Pena.

“Aqui há dias fui lá e notei que albufeira já encheu. Vai ser um problema, no futuro, porque acredito que vai alterar o ciclo normal do caudal do rio, como já estamos a ver. E com consequências, como, por exemplo, o adiamento da Taça de Portugal anunciado esta semana”, acrescenta.


Jan Busta, treinador que regressa a Amarante pela segunda vez, salientou o clima como um dos benefícios de treinar em Portugal.

“Nesta altura do ano, já está muito frio na República Checa, o clima em Portugal é melhor. E Amarante é muito bonita”, disse ao Expresso de Amarante.

Sobre as condições da pista, lamentou a falta de água, mas acrescentou que estão a aproveitar o tempo com bastante exercício físico e treinos de “endurance”.

O treinador acrescentou, ainda, que dois atletas do grupo, Jáchym Pollert e Jan Pollert, encontraram uma pequena surpresa nas instalações da sede do Águas Bravas Clube, na Quinta das Fontainhas: as fotos e o nome dos respetivos pais inscritos num mural na sede do Águas Bravas.

“Ambos treinaram aqui nos anos 90. Um deles foi, em 1992, o campeão olímpico e o outro é responsável, hoje, pelo desenho de pistas artificiais de slalom, nomeadamente para os Jogos Olímpicos. Não foi uma surpresa completa, um deles já sabia mas o outro não”, concluiu.


Paulo Alexandre Teixeira, in Expresso Amarante - 29 de Outubro de 2021

Sem comentários: