quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ENERGIA - BARRAGEM DE FRIDÃO: Lucros da EDP sobem 55% para 460 milhões no terceiro trimestre









ENERGIA - BARRAGEM DE FRIDÃO

Lucros da EDP sobem 55% para 460 milhões no terceiro trimestre

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e o presidente da EDP, António Mexia LUSA/MIGUEL A. LOPES

Empresa diz que ganhos foram afectados por vários dossiers em que tem diferendos com o Governo, como a barragem de Fridão e os cortes aos pagamentos relacionados com os contratos CMEC.

A EDP registou lucros de 460 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, o que traduz um aumento de 55% face ao resultado líquido obtido no mesmo período de 2018, divulgou hoje a empresa presidida por António Mexia.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM), a EDP assinala que excluindo efeitos não recorrentes, o resultado líquido subiu 7% em termos homólogos, para os 585 milhões de euros, uma vez que “a estratégia de asset rotation [rotação de activos] e o crescimento nas redes no Brasil mais do que mitigaram a fraca hidraulicidade e o aumento dos custos financeiros” nestes primeiros nove meses de 2019.

Entre os eventos não recorrentes que pesaram nos resultados estão a contribuição extraordinária sobre o sector energético (-65 milhões de euros), a provisão relativa a Fridão (-59 milhões de euros), a contribuição extraordinária sobre o sector energético (-66 milhões de euros), e a provisão “relativa os aspectos inovatórios dos [contratos] CMEC”. 

Inclui-se ainda a diferença entre o ajustamento final dos CMEC (custos para a manutenção do equilíbrio contratual) reconhecido em Dezembro de 2017 e o aprovado pelo Governo em Maio de 2018.

Lusa, in Público - 30 de Outubro de 2019

Sem comentários: