sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

PNBEPH - Rio Tâmega: Barragem de Fridão gera polémica e é notícia na imprensa















PNBEPH - Rio Tâmega

Barragem de Fridão gera polémica e é notícia na imprensa

Aproxima-se a data limite para a decisão sobre o futuro da barragem de Fridão, no rio Tâmega, afluente do Douro. Um projeto de construção suspenso durante 3 anos, para reavaliação da sua necessidade energética, até 18 de abril deste ano.

É sabido que a concessionária, a EDP, através do seu presidente, António Mexia, "não se esqueceu de Fridão". E é natural que não: a EDP terá entregue aos cofres do Estado, em 2008, quase 218 milhões de euros pelo direito de implementação. 

O Ministro do Ambiente também não se esqueceu, tendo utilizado a necessidade de devolver o valor como argumento para colocar em dúvida o cancelamento, durante a audição regimental de janeiro na Comissão Parlamentar de Ambiente. 

Antes da audição, a equipa Rios Livres GEOTA reuniu com deputados do BE, CDS-PP, PAN, PS e PSD confirmando que juntam as suas preocupações às do PEV, partido que há 3 anos possibilitou a reavaliação do Programa Nacional de Barragens no acordo de governação firmado com o PS, que resultou no cancelamento de várias barragens e na suspensão de Fridão. 

Todos mostraram grandes reservas e, nalguns casos, frontal oposição em levar avante uma barragem com base num estudo de impacte ambiental que festeja este ano o seu 10.º aniversário e quando se deveria estar a promover uma reavaliação energética do projeto que aparentemente nunca aconteceu.



O próximo passo:



Por estes motivos, o GEOTA pediu para ser ouvido na referida Comissão. A audiência já se encontra marcada, para o dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, e qualquer pessoa poderá assistir através do site do Canal Parlamento.
in GEOTA, Lisboa - 22 de Fevereiro de 2019

Sem comentários: