quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Patranha Nacional de Barragens: Concessões para barragens podem custar 7 mil milhões aos contribuintes








Patranha Nacional de Barragens
Concessões para barragens podem custar 7 mil milhões aos contribuintes

Um grupo de associações ambientalistas entregou esta quinta-feira, simbolicamente, um mega-cheque no Conselho de Ministros, com os custos para os portugueses decorrentes da construção das novas barragens.
Em causa estão cerca de sete mil milhões de euros, associados às novas concessões para construir e explorar as nove barragens previstas no Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH).

O valor engloba o preço das barragens, as taxas pagas pelas concessionárias e o agravamento das tarifas ao longo dos 75 anos de concessão das infraestruturas, explicou ao AmbienteOnline Domingos Leitão, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

«Pretendemos alertar os portugueses para o facto do PNBEPH ser um mau negócio. Depois do arquivamento do processo, movido pelas várias associações ambientalistas nacionais, por parte de Bruxelas, continuaremos a trabalhar quer publicamente, quer junto dos tribunais, para que este assunto não seja esquecido», adianta acrescentando que este investimento é absolutamente desnecessário tendo em conta as alternativas existentes.


Lúcia Duarte, in Ambiente online - 09 de Dezembro de 2010

Sem comentários: